Questões de Excelência nos serviços públicos (Administração Pública)

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A discussão sobre logística no setor público, além de estar diretamente relacionada com a instituição de fluxos de processos, também se relaciona com uma maior qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Assinale a alternativa que melhor explica a relação entre logística e qualidade de serviços.
  • A A logística aumenta a qualidade pois o setor privado consegue entregar produtos com maior rapidez, tornando a prestação de serviços mais eficiente
  • B Quanto mais desenvolvida está a logística de um setor, menos tempo é gasto em retrabalho, o que favorece investimento de tempo e recursos na gestão da qualidade, já que mais tempo será gasto nestas atividades
  • C A utilização de procedimentos logísticos otimiza a cadeia de produção de bens e entrega de serviços, diminuindo o tempo de espera, reduzindo custos e aumentando a qualidade para o cidadão
  • D A qualidade dos serviços depende de outros fatores, como a qualidade da matéria-prima ou dos recursos humanos, fazendo com que processos e fluxos não interfiram nos resultados para o cidadão
  • E Em uma organização com um sistema de gestão da qualidade bem implementado não é necessário se preocupar com logística, já que os fluxos de processos são a principal preocupação do sistema

Um dos grandes desafios do serviço público é manter a excelência na prestação de serviços ao cidadão. Para isso, devemos entender, com propriedade, o que é e como se dá a prestação de serviços. Nesse contexto, apresentam-se abaixo as diversas Naturezas dos Serviços. Assinale a opção que apresenta o conjunto CORRETO:

  • A Simultaneidade; Intangibilidade; Homogeneidade; Separabilidade.
  • B Simultaneidade; Tangibilidade; Heterogeneidade; Separabilidade.
  • C Sincronicidade; Tangibilidade; Homogeneidade; Inseparabilidade.
  • D Simultaneidade; Intangibilidade; Heterogeneidade; Inseparabilidade.
  • E Sincronismo; Tangibilidade; Heterogeneidade; Inseparabilidade.

Quanto à maneira como concorrem para satisfazer ao interesse geral, os serviços podem ser: uti singuli e uti universi. Os serviços uti singuli são aqueles que:

  • A Têm por finalidade a satisfação individual e direta das necessidades dos cidadãos.
  • B São prestados à coletividade, mas usufruídos apenas indiretamente pelos indivíduos.
  • C Iluminação pública e policiamento são exemplos de serviço uti singuli.
  • D Não há diferença entre as classificações.

A gestão por resultados no setor público, que se tornou relevante no Brasil após a reforma administrativa de 1995, foi fundamental para a revitalização da gestão pública e para a retomada do equilíbrio fiscal. Sobre o conceito de gestão por resultados, assinale a afirmativa correta.

  • A Fundamenta-se na no princípio da centralização política, no que diz respeito à delegação de competências.
  • B Preconiza o fortalecimento processual nas políticas públicas desenvolvidas pelos gestores.
  • C Prioriza a hierarquia decisória na tomada de decisão em detrimento do laissez-faire.
  • D Privilegia a flexibilização de recursos em conjunto com a responsabilização do gestor.
  • E Rechaça a ideia de confiança limitada, contrária à ideia de eficiência administrativa.

No que concerne à excelência nos serviços públicos, ao empreendedorismo governamental, a novas lideranças no Setor Público, à gestão de resultados na produção de serviços públicos, às convergências e às diferenças entre a gestão pública e a gestão privada e ao paradigma do cliente na gestão pública, julgue o item.


Na public service orientation, há o incremento na busca pela qualidade, decorrente da mudança do modo de ver o usuário do serviço, de mero contribuinte para cliente‐consumidor de serviços públicos.

  • Certo
  • Errado