Questões de Feedback (Gestão de Pessoas)

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Em administração de pessoal, a habilidade do líder de uma instituição pública que é capaz de fortalecer o aprimoramento das capacidades dos servidores por meio de feedback e orientação é identificada como

  • A liderança visionária.
  • B construção de rede de relacionamentos.
  • C mudança catalizadora.
  • D gestão de conflitos.
  • E desenvolvimento de pessoas.

Toda avaliação de desempenho justifica-se pelo fato de que todo colaborador precisa receber um feedback sobre seu desempenho no trabalho entregue, para que possa fazer os devidos ajustes, caso seja necessário. Com relação à avaliação de desempenho, julgue o item.

Algumas das principais razões por que as empresas se preocupam em avaliar o desempenho dos seus colaboradores são as recompensas, o desenvolvimento de funcionários (com aplicações de plano de desenvolvimento individual) e os possíveis desligamentos.

  • Certo
  • Errado

O feedback é a essência da avaliação de desempenho, e alguns cuidados precisam ser tomados para que este não se torne um fator desmotivador para o avaliado:
I. Esteja preparado. O gestor deve se preparar, examinando cuidadosamente as avaliações realizadas pelos avaliadores e que ele irá passar ao avaliado. II. Seja claro e objetivo. Por clareza se entende transmitir a informação de forma inteligível, em uma linguagem profissional e construtiva. A objetividade implica em ir diretamente à informação a ser transmitida e ser franco. III. Seja generalista. Isso facilitará o recebimento da mensagem por parte do avaliado. IV. Seja informal. Passe as informações em um ambiente descontraído.
Analise afirmações acima e aponte as que estão CORRETAS. 

  • A As afirmações I, II, III e IV estão corretas.
  • B Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.
  • C Apenas as afirmações I e II estão corretas.
  • D Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.

De acordo com Chiavenato, grupo social é a reunião de duas ou mais pessoas que compartilham ideias, sentimentos ou ações. Quanto a relações humanas e relações interpessoais, julgue o item. 


O feedback é um processo, descritivo e avaliativo, essencial de ajuda na mudança e na evolução do comportamento.

  • Certo
  • Errado

Para o cumprimento de sua missão e objetivos, traçados pelo planejamento, torna-se necessária a implantação de um sistema de avaliação de desempenho. Maximiano (2015) afirma que “uma das finalidades mais importantes do processo de controle é dar ao gestor elementos para fornecer feedback aos integrantes de sua equipe. Fornecer feedback às pessoas é o processo de avaliar, informar e reforçar, ou corrigir o desempenho humano”. Conforme Maximiano (2015), são atributos de um processo de avaliação de desempenho:

  • A Rapidez, descrição em lugar de julgamento, administração de recompensas e ação corretiva.
  • B Dinamicidade, julgamento de ações, premiações ou punições e desenvolvimento interpessoal.
  • C Dinamicidade, exposição de julgamento, proporcionar premiações ou punições e ação corretiva.
  • D Rapidez, julgamento de ações, prever premiações ou punições e desenvolvimento interpessoal.
  • E Rapidez, descrição em lugar de julgamento, premiações e aplicação de punições e ação corretiva.