Questões de Ferramentas de Projeto (Design Gráfico)

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O Illustrator disponibiliza, por meio do painel Ferramentas, um conjunto de ferramentas que permitem criar e editar trabalhos artísticos. Algumas ferramentas são recolhidas em grupos, representados por uma pequena seta no canto inferior direito do ícone da ferramenta que, quando clicada, exibe todas as ferramentas ocultas. Quando se trabalha com um arquivo com muitos objetos, é bastante comum selecioná-los com características parecidas para serem editados de forma conjunta. A ferramenta no Illustrator que permite selecionar objetos que possuem atributos de aparência semelhantes é:
  • A Laço.
  • B Seleção.
  • C Seleção direta.
  • D Varinha mágica.
  • E Seleção de grupos.
O painel de ferramentas do Photoshop é, sem dúvida, um dos principais elementos da área de trabalho do software. Posicionado, por padrão, do lado esquerdo da área de trabalho, nele estão disponíveis ferramentas capazes de aplicar uma infinidade de ajustes e correções em fotografias. Com as ferramentas de retoque é possível efetuar correções ou reconstruir partes de uma imagem. Trata-se de uma destas ferramentas de retoque:
  • A Fatia.
  • B Laço.
  • C Carimbo.
  • D Corte demarcado.
  • E Seleção de demarcador.

Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda, relacionando etapas de um projeto gráfico e suas definições.

1. Briefing

2. Layout

3. Arte final

4. Rough (ou Rafe)


( ) É o processo de calcular a posição de elementos visuais, distribuindo-os no espaço que os receberá, obedecendo a princípios de finalidade comunicativa, hierarquia e facilidade de leitura, harmonia, equilíbrio, etc.

( ) Esboço ligeiro de uma ideia que será transformada em uma peça gráfica.

( ) Conjunto de informações ou coleta de dados comunicados em uma reunião, para o desenvolvimento de um trabalho ou documento.

( ) Arquivo finalizado tecnicamente, pronto para impressão, de uma ideia concebida pelo Cliente ou por um Diretor de Arte e “passada a limpo”, envolvendo texto e/ou imagens.

A sequência correta é

  • A 4 – 2 – 3 – 1.
  • B 2 – 1 – 3 – 4.
  • C 1 – 2 – 4 – 3.
  • D 3 – 4 – 2 – 1.
  • E 2 – 4 – 1 – 3.

Ferramentas de redes sociais como Facebook e Twitter são cada vez mais comuns no cotidiano de produção de peças digitais. Entre essas composições, as chamadas fan pages do Facebook, aceitam como formatos de arquivos de imagens em movimento:

  • A Arquivos no formato TIFF e JPEG 2000 são utilizados como formatos de vídeos, por conta da estrutura natural desses arquivo, os vetores.
  • B Os arquivos no formato Graphics Interchange Format podem ser finalizados no Photoshop, gerando assim, um arquivo simples de animação amigável para estruturas digitais.
  • C Arquivos no formato Matroska (mkv) não são compatíveis com plataformas digitais, pois são produzidos por softwares com tratamento de imagens em movimento.
  • D Tipos de arquivo gerados como Portable Document Format são ideais para imagem em movimento, caso sejam Produzidos em softwares gráficos amigáveis às plataformas digitais.
  • E Arquivos no formato dat (vídeo DVIX) são compatíveis com páginas eletrônica como Facebook, mas devem ser tratados em programas como After Afects, gerando assim, um arquivo dat amigável com páginas eletrônicas.

Na busca por referências para o processo criativo, a pesquisa visual ajuda na observação de elementos que possam ajudar no desenvolvimento conceitual da peça gráfica. Durante essa pesquisa, é correto afirmar que:

  • A na busca por referências de ritmo visual, não é importante analisar o grid da publicação, a ordenação da página não compõe ritmo visual para a peça gráfica.
  • B na busca por referências para distribuição de texto e imagem no projeto, o grid modular precisa ser evitado, pois esse tipo de recurso não compõem figuração para o processo de produção gráfica.
  • C na busca por texturas com patronagens, deve-se ignorar a formação e orientação do módulo que compõem a textura, já que os processos de repetição em texturas acontecem em justaposições visuais com elementos que compõem a paleta de cores.
  • D na busca por referências para estudo da cor, é importante que o profissional de comunicação visual entenda a dinâmica de tons, interação entre cores e estudos do círculo cromático. Esse processo faz parte da escolha da paleta de cores de um projeto gráfico.
  • E na busca por referências tipográficas, o profissional de designer gráfico fica livre para escolher o estilo tipográfico que quiser, independente do conceito da peça gráfica. A obrigatoriedade desloca-se apenas para os conceitos de leiturabilidade e legibilidade da tipografia.