Questões de Ferramentas de RP (Comunicação Social)

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A ferramenta que tem a função de construir relações entre empresa e público, com o intuito de manter uma boa reputação, denomina-se

  • A relações públicas.
  • B propaganda.
  • C merchandising.
  • D marketing direto.
  • E marketing digital.

Avalie se as seguintes afirmativas, acerca de cerimônia formal com composição de mesa de autoridades, são falsas (F) ou verdadeiras (V).
( ) Na chamada das autoridades para a composição da mesa de honra, a ordem deve ser da maior hierarquia para a menor. ( ) A ordem dos pronunciamentos deve ser da menor hierarquia para a maior. ( ) Atenção especial deve ser dada à presença dos representantes, pois eles personificam o interesse da autoridade convidada, quando de participar da atividade, interessou-se em prestigiar o evento. Assim, é de bom tom citar o representante e, se for o caso, convidá-lo para compor a mesa de honra.
As afirmativas são, respectivamente,

  • A V, V e V.
  • B V, V e F.
  • C F, V e F.
  • D F, F e V.
  • E F, F e F.
Para Margarida Kunsch, o planejamento é inerente ao processo de gestão estratégica e, para compreender sua natureza essencial, é preciso levar em consideração quatro princípios. Sobre esses princípios, assinale a alternativa correta.
  • A Contribuição aos objetivos, contribuição ao lucro, facilitador de conflitos e revisão
  • B Contribuição de objetivos, função de precedência, abrangência e eficiência dos planos
  • C Desenvolvimento de objetivos, formador de regras, plano continuado e controle dos custos
  • D Função de precedência, contribuição ao lucro, controle dos custos e plano continuado

Sobre a comunicação organizacional no contexto das tecnologias, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) No contexto das tecnologias da comunicação e informação, diferentes sujeitos e atores sociais podem disputar expressividade e visibilidade com as organizações. Nessa conformação, “estar visível” e “dizer de si” torna-se fundamental para Comunicação Organizacional Estratégica. Dessa forma, o simples fato de estar no centro da cena já garante às organizações uma imagem-conceito positiva.

( ) Os processos colaborativos de Comunicação Organizacional, especialmente os que empregam tecnologias de comunicação e informação para dar visibilidade a conhecimentos e informações de trabalhadores podem ser usados tanto para a colaboração como para a vigilância sobre as pessoas.

( ) A automatização de relacionamentos entre as organizações e seus públicos, tende a agilizar e facilitar o percurso do cliente com as empresas, assim como impõe cada vez mais preocupação, por parte das organizações e dos profissionais de relações públicas, no que diz respeito aos meios, formas e velocidade com que os usuários (públicos) querem ser tratados.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

  • A V – V – F.
  • B V – F – V.
  • C V – F – F.
  • D F – F – V.
  • E F – V – V.

A cobertura de eventos é o acompanhamento de uma atividade, inauguração ou novidade que costuma render uma aparição na mídia do assessorado ou organização. Portanto, o planejamento, a execução e a avaliação de seus resultados são fundamentais. A organização de eventos é uma atividade típica de _________________, mas exige a integração de todas as áreas da Comunicação. Cabe __________________ fazer o contato com os jornalistas dos veículos com potencial de participar da cobertura, além de produzir releases e press kits. Dependendo do porte do evento, é interessante também disponibilizar __________________, para facilitar o trabalho dos jornalistas, e possibilitando uma cobertura mais efetiva para o assessorado.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 

  • A relações públicas – à assessoria de imprensa – brindes
  • B relações públicas – à assessoria de imprensa – uma sala de imprensa
  • C jornalistas – aos relações públicas – um almoço
  • D relações públicas – aos publicitários – brindes
  • E jornalistas – aos relações públicas – uma sala de imprensa