Questões de Filosofia da Cultura (Filosofia)

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Considerando os múltiplos aspectos históricos relacionados ao texto anterior, julgue o item.


Tal como ocorria na tradição filosófica do Ocidente, as tradições afroindígenas, em geral, defendem a dualidade como característica do ser humano, entendimento que embasa o permanente embate entre matéria e espírito.

  • Certo
  • Errado

“A cultura aponta para o mundo como ele é, com hábito, costumes, valores que nos aproximam dos outros indivíduos do grupo. A arte aponta para possibilidades do mundo, tira-nos do habitual, rompe os costumes, propõe outros valores.

Já a cultura de massa e a indústria cultural estão ligadas à cultura e não à arte, pois reiteram o que já sabemos, têm efeito tranquilizante sobre seu público, oferecendo entretenimento e passamento que não propiciam a compreensão mais profunda do mundo”

(ARANHA e MARTINS, 2016, p. 359).


A partir da leitura do fragmento, bem como de seus conhecimentos sobre indústria cultural e cultura de massa, assinale a alternativa correta.

  • A A indústria cultural e a cultura de massa foram tematizadas por Adorno e Horkheimer. A partir da constituição de tais conceitos, iniciou-se uma retomada da tendência iluminista que, por sua vez, influenciou a constituição da teoria da ação comunicativa de karl-Otto Apel.
  • B O público da cultura de massa pode ser considerado alienado na sociedade capitalista industrial. Apesar disso, a autenticidade ainda pode ser impressa à ação, já que o indivíduo ainda irá conseguir se projetar no tempo. Quer dizer, a existência se caracterizará como um lançar-se contínuo às possibilidades renovadas.
  • C O grande perigo da cultura transmitida pelos meios de comunicação de massa (jornais, revistas, televisão, rádio, internet, etc.), segundo Horkheimer e Adorno, é tornar parcela do público em rebanho de seres passivos, ou seja, incapazes do exercício da autorreflexão. Afinal, isso tornaria dificultoso o trabalho de transformação da realidade.
  • D O conceito de indústria cultural foi desenvolvido por Habermas, na obra Dialética do Esclarecimento.
Sobre a indústria cultural e a cultura de massa, o pensador brasileiro José Teixeira Coelho Netto, autor da obra O que é indústria cultural, afirma o seguinte: “A cultura – feita em série, industrialmente, para o grande número – passa a ser vista não como instrumento de crítica e conhecimento, mas como produto trocável por dinheiro e que deve ser consumido como se consome qualquer outra coisa” (ARANHA e MARTINS, 2016, p. 358). A partir do trecho citado e de seus conhecimentos sobre o tema indústria cultural e cultura de massa, assinale a alternativa correta.
  • A Indústria cultural é um termo cunhado pelos filósofos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer, na década de 1940, para designar a arte na sociedade capitalista industrial.
  • B A indústria cultural surge como parte da industrialização e da economia baseada no consumo de bens. Trata-se de um conceito desenvolvido no âmbito da sociedade capitalista. Apesar disso, a cultura industrializada possui uma atitude desinteressada, portanto contemplativa. Nesse sentido, a arte proveniente da industrialização cultural é dotada de autenticidade e de conhecimento lógico.
  • C Na produção industrial, a arte é produzida como objeto repleto de valores cognitivos. Por conta disso, não se pode afirmar que a arte é produzida como mercadoria.
  • D Em 2014, uma fabricante suíça de relógios lançou uma linha comemorativa da Copa do Mundo de futebol. Na caixa do produto, foi reproduzida obra do artista brasileiro Romero Britto. O exemplo ilustra a ligação entre arte e mercadoria na sociedade de consumo. Da mesma forma, a obra A fonte, de Marcel Duchamp, consiste em arte como mercadoria.

A obra Os retirantes foi pintada em 1944 pelo renomado artista brasileiro Candido Portinari (1903-1962). Em seu estilo próprio, misturando componentes surrealistas e figurativos, Portinari retrata a população excluída na busca por melhores condições de vida e trabalho. A obra certamente é impactante, mas será que é bela?


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Levando em conta os estudos filosóficos sobre o conceito de belo, assinale a alternativa correta.

  • A A beleza de uma obra de arte depende da beleza do modelo que a obra retrata.
  • B O conceito de beleza é comum a todas as civilizações desde a antiguidade clássica.
  • C A beleza é uma qualidade complexa cuja atribuição pode provocar controvérsias.
  • D A distinção entre o belo e o feio depende da simetria entre os conteúdos da obra de arte.
  • E O belo e o feio são facilmente reconhecidos por especialistas em Filosofia da Arte.

A estética corresponde ao ramo da filosofia que se ocupa das manifestações artísticas, buscando apontar, por exemplo, os diferentes critérios e modos como em diferentes momentos ou culturas se percebe e classifica algo como belo, sublime ou agradável. Trata-se, assim, de uma forma de conhecimento que não nega a razão, ao certo, mas que coloca em relevo a forma como ela se relaciona com a imaginação e com a sensibilidade.


A partir do exposto acima, é correto afirmar:

  • A Juntamente com a razão, a imaginação e a sensibilidade são fatores indispensáveis para a nossa apreensão do mundo e das coisas.
  • B A estética é o campo da filosofia que se ocupa da relação entre o pensamento e a religião.
  • C Na estética, a razão predomina sobre a sensibilidade e a imaginação.
  • D O sublime e o agradável devem ser apreendidos de forma objetiva pelo raciocínio lógico.
  • E Na estética não há lugar para a razão, visto que ela se baseia na sensibilidade e na imaginação.