Questões de Finalidade, Objetivo e Abrangência (Auditoria Governamental)

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A respeito do julgamento e ceticismo profissional no trabalho do auditor, julgue os itens a seguir assinalando V para verdadeiro e F para falso:
(__)São usados durante todo o processo de auditoria de conformidade para avaliar os elementos da auditoria. (__)O auditor deve ser capaz de avaliar uma variedade de tipos de evidência de auditoria de acordo com sua origem e relevância. (__)Uma atitude de ceticismo profissional significa que o auditor fará uma avaliação crítica, com uma mente questionadora. (__)Ceticismo faz referência à aplicação de treinamento, conhecimento e experiência aplicáveis, dentro do contexto fornecido pelas normas de auditoria.

  • A F-V-V-V.
  • B V-V-V-F.
  • C V-F-V-F.
  • D V-V-F-V.

Após o recebimento de uma série de recomendações e notificações do tribunal de contas sobre a aplicação de recursos de transferências vinculados à área de educação, uma entidade do setor público decidiu realizar uma auditoria com o objetivo de avaliar se ações realizadas na área ao longo do último exercício financeiro observaram os regulamentos aplicáveis aos recursos transferidos para esta área.


À luz desse objetivo e dos Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público, o auditor deverá planejar o trabalho com base nas normas para realização de auditoria:

  • A de gestão;
  • B financeira;
  • C operacional;
  • D de desempenho;
  • E de conformidade.

Após o recebimento de uma série de recomendações e notificações do tribunal de contas sobre a aplicação de recursos de transferências vinculados à área de educação, uma entidade do setor público decidiu realizar uma auditoria com o objetivo de avaliar se ações realizadas na área ao longo do último exercício financeiro observaram os regulamentos aplicáveis aos recursos transferidos para esta área. À luz desse objetivo e dos Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público, o auditor deverá planejar o trabalho com base nas normas para realização de auditoria:

  • A de gestão;
  • B financeira;
  • C operacional;
  • D de desempenho;
  • E de conformidade.

Uma perspectiva importante e em crescimento no âmbito das atividades realizadas pelos tribunais de contas refere-se à avaliação de políticas públicas. Uma das referências para esse tipo de trabalho é dada pela NBASP 9020 - Avaliação de Políticas Públicas, a qual orienta que uma entidade envolvida na avaliação de políticas públicas pode dispor de um painel amplo de instrumentos para realizar avaliações.
Indicadores quantitativos ou qualitativos dos efeitos de uma política pública constituem um instrumento comum nesse tipo de trabalho, e sobre os quais considera-se que: 

  • A devem ser inicialmente baseados na opinião do público-alvo da política pública; 
  • B não apresentam eficácia quando aplicados em estudos de corte comparativos; 
  • C não devem ser usados isoladamente para avaliar a efetividade de uma política pública;
  • D não podem ser propostos pelos atores responsáveis pela formulação da política pública;
  • E devem derivar principalmente de padrões de referência previamente definidos a partir de outros contextos. 

A auditoria interna governamental é uma atividade independente e objetiva de avaliação e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. Deve buscar auxiliar as organizações públicas a realizarem seus objetivos, a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia de quais processos?

  • A De suplementação de despesas relativas a ações em execução no exercício de 2020
  • B De governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos
  • C Do Poder Executivo para abrir créditos suplementares desde que as despesas tenham correspondência
  • D Do limite que se aplica quando a suplementação correr à conta de anulação de dotações de subtítulos
  • E Do financiamento que será relativo a recursos para aumento do patrimônio líquido, operações de crédito de curto prazo.