Questões de Fonoaudiologia Educacional (Fonoaudiologia)

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Há pacientes que apresentam lesão no sistema nervoso central e(ou) periférico, a qual ocasiona comprometimento na fonação, na respiração, na articulação, na ressonância e na prosódia. Esses sintomas são verificados em pacientes com diagnóstico de

  • A disartria.
  • B apraxia.
  • C afasia.
  • D dislexia.
  • E discalculia.

A dislexia do desenvolvimento é definida como transtorno específico de aprendizagem, caracterizada por um desempenho escolar na leitura ou na escrita inferior ao esperado para a idade cronológica, para a escolaridade e para o nível cognitivo e intelectual do indivíduo. A partir dessas informações, assinale a alternativa que apresenta as características da dislexia disfonética ou fonológica.

  • A dificuldade no processamento visual, com possível disfunção no lobo temporal
  • B dificuldade na leitura oral de palavras pouco familiares, especialmente na conversão de grafema para fonema, com possível disfunção no lobo temporal
  • C dificuldade na leitura e na escrita, com disfunção nos lobos pré-frontal, occipital e temporal
  • D dificuldade no processamento auditivo e visual das palavras, com disfunção nos lobos frontal e occipital
  • E dificuldades em leitura que exija um processo elaborado de análise e de síntese fonética, com disfunção no lobo occipital

Com relação à dislexia, é correto afirmar que ela

  • A aparece mais no sexo masculino, é hereditária e atrapalha bastante o lado intelectual, prejudicando a compreensão da leitura.
  • B é um distúrbio específico de linguagem, congênito e hereditário, caracterizado pela dificuldade de decodificar palavras simples.
  • C é a dificuldade com fonema e com grafema, relacionada ao uso de métodos inadequados de alfabetização.
  • D é a principal causa de repetência escolar e corresponde à dificuldade de leitura e de escrita, devido a algumas alterações de caráter social e pedagógico.
  • E gera dificuldade para engolir alimentos, líquidos e até mesmo saliva durante qualquer etapa entre a boca e o estômago.

A disartria é um distúrbio de

  • A leitura, de origem neurobiológica, que traz problemas na soletração dos sons da língua e que dificulta a aprendizagem da leitura e da escrita.
  • B fala, causado por lesão no sistema nervoso central e que traz alterações na emissão oral, devido a uma falha na programação do gesto motor dos músculos da fala.
  • C leitura, de origem neurológica, que traz problemas na codificação e na decodificação da escrita.
  • D fala, causado por lesão no sistema nervoso central ou no periférico, que traz alterações na emissão oral, devido à paralisia, à fraqueza ou à falta de coordenação dos músculos da fala.
  • E fala, causado por lesão no sistema nervoso central, que acarreta problemas de soletração e de leitura lenta, devido a uma falha neuronal na área responsável pelos processos fonológicos.

Com relação à deficiência intelectual em escolares, analise as afirmativas a seguir:

I. Atualmente o termo adotado é “deficiência intelectual”, em substituição à “deficiência mental”, para caracterizar que se trata do funcionamento do intelecto e não da mente como um todo.
II. A intervenção com indivíduos que apresentam deficiência intelectual tem objetivos diferentes, dependendo da natureza, abrangência e especificidade desta.
III. A educação escolar do aluno com deficiência intelectual deve se restringir ao atendimento educacional especializado.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E I, II e III.