Questões de Formação do Tradutor-intérprete (Libras)

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Sofia terminou o curso de extensão de tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa e se inscreveu para o exame de proficiência em Libras.
Assinale a alternativa que apresenta o objetivo do Prolibras.

  • A Desenvolver a proficiência em Libras em parcerias junto as Secretarias de Educação Especial.
  • B Realizar exames do Prolibras com candidatos que ainda estejam em cursos credenciados sob a responsabilidade do INES.
  • C Viabilizar, por meio de exames de âmbito nacional, estadual e municipal, a certificação de proficiência no uso da tradução e interpretação da Libras.
  • D Desenvolver a proficiência em Libras, anualmente, em âmbito nacional, nos Estados e no Distrito Federal.
  • E Viabilizar, por meio de exames de âmbito nacional, a certificação de proficiência no uso e ensino da Libras e de proficiência na tradução e interpretação da Libras.

Sara é aluna surda do ensino superior, mas ainda não conta com o serviço de um tradutor intérprete de Libras em seu curso. Por esse motivo, tomou a iniciativa de contratar um amigo Intérprete da sua igreja para, com isso, ter o direito de acesso às informações e aos conteúdos das aulas.

A coordenação da Universidade, diante da dificuldade de conseguir profissionais credenciados, solicitou do profissional um certificado como tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, a fim de que a aluna pudesse ter um serviço de qualidade.

Sobre a formação do profissional tradutor e intérprete de LibrasLíngua Portuguesa, avalie as recomendações a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação.

( ) Cursos de extensão universitária.

( ) Cursos de educação profissional reconhecidos pelo Sistema que os credenciou.


Os itens são, respectivamente,

  • A V, V e V.
  • B V, F e V.
  • C V, V e F.
  • D F, F e F.
  • E F, F e V.

Alfredo, aluno surdo do ensino médio, precisou ser transferido para um colégio próximo à sua residência, devido ao seu horário de trabalho. Ele convidou um amigo intérprete de LIBRAS da igreja que frequenta para fazer um contrato de serviço no colégio e assim ter o direito e o acesso às informações em LIBRAS durante as aulas. Porém a direção do colégio solicitou do profissional o certificado de sua formação como tradutor e intérprete de LIBRAS.
Analise os itens a seguir. I. cursos de formação profissional reconhecidos pelo sistema que os credenciou; II. cursos de extensão universitária; III. cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino médio e instituições credenciadas pelo INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos; IV. cursos de formação continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação.
São cursos que contemplam a formação do profissional tradutor e intérprete de LIBRAS:

  • A I e IV;
  • B II e III;
  • C I, II e III;
  • D I, II e IV;
  • E I, III e IV.

Assinale a alternativa que indica corretamente o nome da formação superior pioneira de intérpretes no contexto de língua de sinais no Brasil.

  • A Pedagogia Bilíngue
  • B Libras em Contexto
  • C Letras Língua e Literatura
  • D Licenciatura Letras-Libras
  • E Bacharelado Letras-Libras

Anjos (2006), em sua pesquisa intitulada “O espelho em cacos: análise dos discursos imbricados na questão da inclusão”, traz reflexões relevantes acerca da escolarização de alunos surdos no município de Marabá – PA. Em um dos trechos, a autora destaca: [...] “há dois intérpretes para um universo de 58 alunos surdos” (ANJOS, 2006, p. 203). Nesse sentido, o trecho evidencia que

  • A são necessários mais intérpretes de Libras e mais capacitações no âmbito da educação de surdos enquanto política de inclusão.
  • B é necessário formar intérpretes de Libras nos cursos de licenciatura de Letras Libras.
  • C a presença de dois intérpretes de Libras pode garantir a inclusão dos alunos surdos em Marabá - PA.
  • D a inclusão de alunos surdos nas escolas do município de Marabá pode ser garantida por meio de intérpretes voluntários.
  • E o contato com a comunidade surda e o conhecimento de mundo são dispensáveis no momento da atuação como intérprete de Libras na sala de aula.