Questões de Formatação e Apresentação (Redação Oficial)

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Quanto à grafia de local e data do documento no Padrão Ofício, é CORRETO afirmar que:

  • A É utilizada a sigla da unidade da federação depois do nome da cidade.
  • B É utilizado zero à esquerda do número que indica o dia do mês.
  • C O nome do mês deve ser escrito com inicial maiúscula.
  • D O texto da data deve ser alinhado à margem direita da página.

Analise as afirmativas abaixo em relação à normatização e formatação das comunicações e correspondências oficiais.
1. Os números cardinais, quando designam ano, devem ser escritos sem ponto e sem espaço entre o milhar e a centena. 2. Os nome dos meses devem ser escritos com inicial maiúscula. 3. Quando o ofício for assinado por mais de um signatário, deve-se observar a hierarquia do menor para o maior. 4. Em um ofício, não se antepõe título profissional ao nome do signatário. 5. Nos ofícios em que haja a necessidade de se utilizar mais de uma folha, recomenda-se não deixar a assinatura em página isolada do expediente.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
Conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (2018), a indicação correta da norma e de sua respectiva descrição encontram-se apenas em:
  • A ABNT NBR 6023: determina as regras de formatação das citações nos trabalhos acadêmicos.
  • B ABNT NBR 10520: regulamenta a forma como os índices devem ser redigidos nos trabalhos acadêmicos.
  • C ABNT NBR 6028: estabelece os requisitos para redação e apresentação de resumos, resenhas e recensões.
  • D ABNT NBR 6034: padroniza os requisitos de apresentação e os critérios básicos para a elaboração de sumários.
  • E ABNT NBR 6027: especifica os princípios gerais para elaboração de referências bibliográficas em qualquer tipo de documento.

Os documentos do padrão ofício devem obedecer à seguinte formatação, exceto

  • A palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico.
  • B para destaques utilizar letras maiúsculas em negrito.
  • C a área de cabeçalho, na primeira página, deve ter 5 cm a partir da margem superior do papel. 
  • D o tamanho do papel deve ser A4 (29,7 cm x 21 cm).

Sobre o Padrão Ofício nas comunicações, é INCORRETO afirmar:

  • A A indicação do Local e da Data é desnecessária.
  • B O Assunto deve dar uma ideia geral do que trata o documento.
  • C O Endereçamento deve conter o devido pronome de tratamento.
  • D O uso de 02 (dois) tipos de Fecho: Respeitosamente e Atenciosamente.