Questões de Fotografia e Filmagem (Áudio e Vídeo)

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As edições do Lightroom são não destrutivas. Como isso é possível?

  • A Ao se editar uma fotografia no Lightroom, só será possível salvá-la com um outro nome de arquivo, de modo que o arquivo original jamais será sobrescrito.
  • B O Lightroom cria um link entre a visualização da foto que se está editando e o arquivo original da foto; ao final da edição, podemos escolher se o link será mantido, apagando-se a foto original, ou se será rompido, mantendo-se o arquivo original e também o editado.
  • C O sistema de catálogos do Lighroom impede que fotos editadas sejam salvas com a mesma extensão do arquivo original, de modo que este último é preservado.
  • D O catálogo do Lightroom armazena apenas as visualizações das fotos, de modo que as alterações feitas enquanto as fotos são editadas podem ser conferidas, mas os arquivos originais das fotos não são alterados.
  • E Cada alteração feita na foto através do Lightroom cria no arquivo original uma camada separada; assim, o arquivo final preserva todas as camadas de edição, possibilitando a exportação de diferentes versões da mesma fotografia.

Ao adquirir uma objetiva, a meta do fotógrafo é possuir aquela que permita uma maior abertura do diafragma e, consequentemente, maior captação de luz, seja ela uma objetiva grande angular, normal ou teleobjetiva. Dentre as alternativas abaixo, qual indica o diafragma que permite maior entrada de luz?

  • A f/16
  • B f/11
  • C f/1.4
  • D f/22
  • E f/2.8

A indexação das fotografias proporciona um controle mais eficaz do acervo, auxiliando na recuperação das imagens e de informações referentes a elas. O Lightroom permite a indexação de fotos associando-lhes metadados, como nome do autor, direitos autorais, palavras-chave, local e data da captura da imagem. As informações são registradas com o padrão XMP (Extensible Metadata Platform). Sobre o uso de metadados no Lightroom, assinale a afirmativa correta.

  • A Os metadados são gravados nos próprios arquivos no padrão XMP na maioria dos formatos compatíveis com o Lightroom; igualmente, pode-se escolher quais dos metadados serão exportados com os arquivos finais da maioria das extensões. No entanto, eles podem ser lidos apenas por aplicativos compatíveis com metadados XMP.
  • B As informações sobre data e hora da captura da imagem se enquadram entre os metadados do padrão XMP, que jamais podem ser alterados; já as palavras-chave são metadados do padrão EXIF, que podem ser atribuídos e modificados durante a edição no Lightroom.
  • C Embora os metadados atribuídos pela própria câmera possam ser editados no Lightroom, essas modificações não são suportadas pela exportação na maioria das extensões de arquivo porque não são gravadas no padrão XMP.
  • D As palavras-chave são metadados adicionados na etapa de importação, mas só são úteis para a localização de fotos dentro dos catálogos do Lightroom, já que não são lidos por outros aplicativos.
  • E Metadados como direitos autorais, palavras-chave e informações de contato podem ser incluídos em todos os formatos de arquivo de exportação; já os dados GPS (Global Positioning System) da captura da foto só podem ser incluídos em arquivos de exportação no formato DNG.

Sobre os rebatedores fotográficos, assinale a alternativa correta.

  • A Sua principal função é bloquear a passagem de luz, evitando a dispersão.
  • B Rebatedores possuem superfície reflexiva, que permite a filtragem da luz, contribuindo para a difusão da luz de origem.
  • C Podem ser utilizados para produzir luz de compensação, suavizando as sombras geradas pela luz principal.
  • D Não são equipamentos utilizados em fotografias externas, já que o fotógrafo não pode controlar a direção da luz natural.
  • E Normalmente são acessórios pretos, mas também podem ser prateados ou dourados.

A respeito da radiação visível e da temperatura de cor, assinale a alternativa correta.

  • A A luz branca é designada na escala Kelvin com valor próximo a 9.000 K, porque é a soma de todas as cores.
  • B Em uma cena iluminada apenas com luz natural, em um dia ensolarado e sem nuvens, ao meio-dia, não é necessário ajustar o balanço de branco da câmera digital, porque a luz é branca.
  • C Dias nublados alteram a temperatura de cor da luz solar que chega ao solo, tornando-a mais avermelhada, próxima dos 3.000 K.
  • D Em uma cena iluminada apenas com luz de vela, visando a uma reprodução de cor realista, o fotógrafo deve indicar temperatura de cor em aproximadamente 7.000 K, no balanço de branco da câmera.
  • E O infravermelho e o ultravioleta não são parte do espectro de radiação visível.