No que se refere à imprensa escrita, julgue o item.
A fotolegenda é o texto escrito pelo jornalista embaixo de uma imagem, com o objetivo de explicá-la, de forma curta e rápida, para o leitor.
- Certo
- Errado
No que se refere à imprensa escrita, julgue o item.
A fotolegenda é o texto escrito pelo jornalista embaixo de uma imagem, com o objetivo de explicá-la, de forma curta e rápida, para o leitor.
O fotojornalismo é a vertente do jornalismo que utiliza a fotografia como forma de produção jornalística, com o intuito de transmitir informações de interesse público. Como em todas as profissões, os fotojornalistas precisam se atentar ao código de ética e preceitos fundamentais para executar suas atividades. Para Sousa, “[...] falar de ética implica falar de uma perspectiva [...]”, isso porque, ao se discutir o limite ético no fotojornalismo, além de considerar o aspecto do fotojornalista para com o fotografado, é preciso incluir nessa discussão os limites éticos do fotojornalista com sua própria consciência e conduta moral e o papel do editor e dos meios de comunicação para com o fotojornalista. Além disso, deve-se considerar a questão ética relacionada com a veracidade dos fatos retratados na imagem e no texto que a acompanha. Portanto, assim como reforça Sousa, todas essas perspectivas devem ser consideradas ao se discutir sobre o papel da ética no fotojornalismo. Sousa apresenta seis princípios do fotojornalismo, os quais, segundo o autor, devem ser balanceados e, por vezes, contrapostos, uma vez “[...] que os fotojornalistas, os editores, os leitores e os públicos em geral muitas vezes discordam da publicação de certas imagens, por terem valores diferentes, mesmo entre esses seis princípio”. (Lester, 1991 apud Sousa, 2002, p. 143.)
Sobre os princípios do fotojornalismo, assinale a afirmativa correta.
A fotografia é um intrigante documento visual cujo conteúdo é a um só tempo revelador de informações e detonador de emoções”. Para o autor, o fascínio que a fotografia causou se deu pela capacidade de despertar “[...] sentimentos profundos de afeto, ódio ou nostalgia para uns, ou exclusivamente meios de conhecimento e informação para outros. (KOSSOY, 2001, p. 28. Adaptado.)
A fotografia, aos poucos, foi ganhando mais espaço e sendo reconhecida como um importante documento histórico, como instrumento revelador da verdade, de momentos e fatos, de “um fragmento congelado de uma realidade materializada iconograficamente”. Logo, o jornalismo percebeu o potencial de transmitir informações por meio de imagens e adotou a fotografia para si. Sobre o papel do fotojornalismo, é INCORRETO afirmar que:
“As maiores alterações decorrentes da utilização da nova tecnologia digital irão, necessariamente, afetar as estruturas físicas dos jornais e, em especial, das editorias de fotografia. Além disso, os próprios conceitos e técnicas fotojornalísticas acabam, necessariamente, sofrendo revisões para se adaptarem à nova forma de fotografar.” (FELZ, 2008). A partir dessa análise do pesquisador Jorge Felz sobre as perspectivas do fotojornalismo a partir da internet, analise as afirmativas abaixo.
I. A linguagem fotográfica sofreu alterações a partir do digital. No universo analógico, em um filme de 35mm, as dimensões do negativo são de 24 x 36mm e a relação entre largura e altura é de 1:1,5. Essa é uma proporção áurea do retângulo fotográfico.
II. Em várias câmeras digitais, essa relação é alterada para 3:4. Com isso, o enquadramento passa para uma forma quase quadrada, que representaria a forma geométrica do equilíbrio absoluto. Poucos assuntos se adaptam a esse formato.
III. Essa transformação do formato fotográfico parece ter relação direta com o fato de a imagem digital ter surgido para ser vista na tela de TV e no monitor do computador, já que os primeiros CCDs equipavam câmeras de vídeo.
IV. Em função desse novo formato, os fotógrafos precisam realizar cortes nas imagens para torna-las mais quadradas, além de cuidar para capturar imagens com contrastes fortes e um grande número de linhas.
Estão corretas as afirmativas: