Questões de Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador (Pedagogia)

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A educação da criança não foi sempre igual, até porque a própria forma de ser criança, a infância, não é única e estável, sofre permanentes mudanças relacionadas à inserção concreta da criança no meio social. Este processo resulta em permanentes transformações também no âmbito conceitual e das ideias que a sociedade constrói acerca da responsabilidade sobre a construção dos novos sujeitos. (...) A educação infantil tem uma identidade que precisa considerar a criança como um sujeito de direitos, oferecendo-lhe condições materiais, pedagógicas, culturais e de saúde para isso, de forma complementar à ação da família.
Disponível em:(https://grupoinfoc.com.br/publicacoes/periodicos/p
53_O_papel_social_da_Educacao_Infantil.pdf) - (P.1) (Adaptado)

Nesse contexto, marque a alternativa correta e adequada ao tema: "A educação infantil e seu papel social". 

  • A A educação infantil tem papel social importante no desenvolvimento humano e social.
  • B A posição de muitos países em desenvolvimento é de desprezo à educação infantil, mesmo reconhecendo a sua importância no âmbito de desenvolvimento.
  • C A prioridade do papel social da educação infantil não se volta eminentemente para a escola fundamental, por conta do acesso e da duração da permanência das crianças para aquisição dos conhecimentos para todos.
  • D Os argumentos mais fortes e evidentes no contexto da educação infantil denigrem a representação do seu papel social.

De que maneira a prática escolar se distingue de outras práticas educativas, como as que acontecem na família, no trabalho, na mídia, no lazer e nas demais formas de convívio social?

  • A Distingue-se por constituir-se como uma ação de simples socialização e adaptação das crianças e dos adolescentes ao convívio social.
  • B Distingue-se por constituir-se como uma ação improvisada e espontânea que deve ser vivenciada a partir de conhecimentos que advêm, em especial, do senso comum.
  • C Distingue-se por constituir-se como uma ação semelhante a qualquer processo educativo não intencional, espontâneo e que preconize a socialização.
  • D Distingue-se por constituir-se como uma ação intencional, sistemática, planejada, continuada e embasada em teorizações científicas para crianças e jovens durante um período contínuo e extenso de tempo.
  • E Distingue-se por constituir-se como uma ação que visa, exclusivamente, à aquisição de conteúdos científicos e assimilação dos lugares sociais pautados pela economia vigente.

Leia com atenção o trecho a seguir.


“Ao tentar manter ausente a cultura dos currículos ou renegá-la a espaços periféricos como festas e ou aos tempos da Educação Infantil, o sistema escolar público adere e colabora com os brutais processos históricos de manter ausentes os setores populares como produtores de conhecimentos, valores, culturas, modos de pensar o real e de pensar-se”

(ARROYO, 2011, p.345)


Nessa perspectiva, considerando que os currículos são produtores de sujeitos dotados de classe, etnia e gênero, o papel da escola frente à possibilidade de incluir todos no currículo deve ser o de

  • A promover a organização das classes, de modo que tenhamos uma homogeneidade nos ritmos de aprendizagem.
  • B investir em uma formação de professores que possa abarcar o estudo sobre a inclusão e as diferenças entre os educandos.
  • C incrementar a competição entre as diferentes disciplinas do currículo.
  • D promover entre os docentes a discussão sobre o significado dos conteúdos do currículo e investir em práticas escolares que incluam toda a comunidade escolar.
  • E incluir danças folclóricas e trabalhos com lendas e parlendas em todos os níveis.

A equipe pedagógica de uma instituição de Educação Infantil, durante os debates sobre a função social dessa primeira etapa da Educação Básica, DEVE EXCLUIR a compreensão de que:

  • A é preciso incorporar de modo integrado as funções de educar e cuidar, não mais diferenciando nem hierarquizando os profissionais e instituições que atuam com as crianças pequenas
  • B as novas funções para a Educação Infantil devem estar associadas a padrões de qualidade definidos nacionalmente
  • C a elaboração de propostas pedagógicas para a Educação Infantil precisa contemplar concepções sobre criança, bem como sobre educar, cuidar e aprender, cujos fundamentos devem ser considerados de maneira explícita
  • D cuidar de uma criança na Educação Infantil demanda um olhar integrado das várias áreas do conhecimento e a cooperação de diferentes profissionais

Observe a ilustração abaixo:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Fonte: CECCON, Claudius. OLIVEIRA, Miguel Darcy de. OLIVEIRA, Rosiska Darcy de. A vida na escola e a escola da vida. Petrópolis: Editora Vozes, 1998



Com base na mensagem veiculada pela imagem, espera-se que a escola seja, para todos, como uma escada rolante que leva a um patamar superior, a uma condição de vida melhor, a empregos e salários melhores. Entretanto, isso ainda não é uma realidade. Um dos motivos é a:

  • A falta de inteligência ou de esforço de alguns que não conseguem chegar ao nível esperado
  • B inexistência de vagas no mercado de trabalho para todos, ficando apenas os melhores, após criteriosa seleção
  • C produção de fracasso que acontece na escola: educa alguns e exclui outros, o que se comprova pelas estatísticas de reprovação, repetência e abandono
  • D condição social de algumas famílias que não garantem condições básicas para as crianças acompanharem o ritmo da escola, impossibilitando o seu sucesso