Questões de Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social (Serviço Social)

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De acordo com Alfredo Batista (2020), durante a década de 1990, dois movimentos colocaram os assistentes sociais em situação diferenciada.
São eles:

  • A amadurecimento do referencial teórico-metodológico e éticopolítico que sustenta o projeto hegemônico da profissão; e refração do Serviço Social devido às transformações societárias na produção material e reprodução social;
  • B superação do tradicionalismo e do conservadorismo teórico-metodológico pela vanguarda da categoria; e abandono do trabalho institucional a partir da vertente que prioriza as políticas sociais;
  • C reconhecimento da assistência social como estruturante da prática profissional; e constituição do Projeto Ético-Político do Serviço Social;
  • D vinculação da profissão às pautas e bandeiras dos movimentos sociais e sindicatos; e precarização crescente das condições de trabalho e de salário a partir do Terceiro Setor;
  • E compreensão do papel social da profissão e sua relação medular com a classe trabalhadora; e consolidação dos pressupostos da vertente modernizadora.

Na análise de Iamamoto (2021), a orientação histórico-crítica do Serviço Social brasileiro vem permitindo inúmeras conquistas coletivas, dentre as quais podem ser citadas:
I. a construção e a divulgação de uma imagem do Serviço Social vinculada aos direitos;
II. o desenvolvimento de estudos sobre a formação social e histórica do Brasil e suas incidências no Serviço Social;
III. a ampliação de atribuições e competências do assistente social para além da execução de políticas públicas.
Está correto o que se afirma em:

  • A somente I;
  • B somente II;
  • C somente I e II;
  • D somente II e III;
  • E I, II e III.

Tendo como pressuposto que o Serviço Social assume uma nova direção social a partir dos anos 1980, Mioto (2009) propõe pensar o Estudo Social a partir de dois pontos fundamentais:

  • A reificação e privilégio da dimensão da técnica; e observância aos objetivos postos pelas instituições;
  • B interpretação das demandas postas pelos indivíduos; e redimensionamento que a perspectiva crítico-dialética exige da ação profissional no seu alcance e direcionalidade;
  • C atestado da veracidade dos fatos narrados nas situações apresentadas pelos usuários; e ruptura com a postura fatalista de assumir práticas disciplinadoras de comportamentos;
  • D construção de um conhecimento sobre os possíveis problemas do indivíduo; e proposição de um tratamento social para orientar futuras ações do sujeito;
  • E resolução das questões jurídicas pela impositividade; e indicação de alternativas para a população atendida.

O livro intitulado ‘Relações Sociais e Serviço Social no Brasil’, publicado em sua primeira edição em 1982, é um marco na história do Serviço Social.
A respeito desse livro, assinale a afirmativa correta.

  • A É resultado de uma pesquisa sobre a história do Serviço Social até a década de 1960.
  • B Para os autores, a profissão só existe em condições e relações sociais historicamente determinadas. 
  • C Inaugura a parceria intelectual entre os professores e pesquisadores Marilda Iamamoto e José Paulo Netto.
  • D Para os autores, o Serviço Social participa do processo social, mas não reproduz as contradições próprias da sociedade capitalista.
  • E Tem como objetivo entender a profissão em seu significado histórico-social, em uma perspectiva interseccional de classe, gênero e raça/etnia.

A proposta das Diretrizes Curriculares da ABEPSS é voltada para a formação de um perfil profissional com capacitação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa para a apreensão teórico-critica do processo histórico como totalidade.
Nesse sentido, é correto afirmar que

  • A essas três dimensões são indissociáveis e contribuem para uma leitura crítica em uma perspectiva de totalidade. 
  • B a dimensão teórico-metodológica tem prevalência sobre as outras duas dimensões.
  • C as três dimensões constituem eixos autônomos a serem adequados aos diferentes campos sócio-ocupacionais.
  • D a relação do Serviço Social com a questão social não pode ser apreendida por um conjunto de processos sócio-históricos e teórico-metodológicos.
  • E dependendo de onde vai atuar, o Serviço Social prescinde de um rigoroso trato teórico, histórico e metodológico da realidade social.