Questões de Fundamentos Teóricos do Marketing (Marketing)

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Uma consumidora idosa esperava contratar um empréstimo consignado com desconto em seu benefício previdenciário. No entanto, um vendedor de forma intencional e deliberada, ofereceu o que lhe convinha vender: um empréstimo por meio de um saque em cartão de crédito consignado, sem informar a taxa de juros, o custo efetivo total da operação, ou o valor do desconto mínimo no benefício previdenciário.

Considere-se que ser ético nas vendas significa ser honesto e que é preciso colocar-se no lugar do cliente e atender plenamente suas necessidades para que ele tenha a certeza de que fez uma boa aquisição de serviço.

Dessa forma, pode-se constatar que o exemplo dessa consumidora idosa caracteriza uma situação de 

  • A propina
  • B conluio
  • C espionagem
  • D conflito de interesses
  • E indução ao erro
As vendas pessoais fazem parte do mix de marketing, integrando o fator promoção, que engloba um conjunto de ferramentas utilizadas para 
  • A incrementar os serviços ofertados.
  • B posicionar o banco no mercado.
  • C diminuir a insatisfação demonstrada.
  • D incentivar a rentabilidade bancária.
  • E conceber sorteios e brindes ao público-alvo.

Na análise da flor de serviço de uma instituição bancária, é possível identificar muitos serviços suplementares facilitadores que permitem aos clientes usar o produto central com mais eficiência, além de serviços suplementares realçadores (de ampliação) que aumentam o valor do serviço central. Fazem parte dos serviços suplementares facilitadores os seguintes elementos:

  • A exceções, faturas, consultoria e salvaguarda
  • B hospitalidade, proteção, informações e pagamento
  • C consultoria, cobrança, hospitalidade e proteção
  • D informações, tomada de pedido, faturas e pagamento
  • E recebimento de pedido, consulta, cobrança e salvaguarda

No âmbito do desenvolvimento de produtos e de estratégias para abordagem de potenciais clientes, é importante considerar seus hábitos de compras, os quais, de acordo com a teoria de marketing para bens de consumo, podem ser classificados como bens de conveniência, de compra comparada, de especialidade e não procurados.


Acerca de bens de consumo, assinale a opção correta.


  • A Bens de conveniência são aqueles que o consumidor compra com frequência, imediatismo e um mínimo de esforço.
  • B Bens não procurados são produtos e serviços que já existiram, mas pelos quais atualmente não há demanda.
  • C Bens de especialidade costumam ser adquiridos por baixo preço e com esforço mínimo.
  • D Bens de especialidade e de conveniência costumam ser adquiridos com alto valor agregado, embora encontrá-losseja simples e fácil.
  • E Bens de compra comparada são aqueles com identificação de marcas singulares pelas quais uma quantidade suficiente de consumidores está disposta a fazer esforço extra para obtenção.
TEXTO 1
Os consumidores, organizados em comunidades sobre temas variados, desejam interatividade com as empresas, desde que elas se humanizem e estejam dispostas a resolver seus problemas. O marketing eficiente não é mais aquele que “empurra” o produto e a comunicação, mas, sim, aquele que “puxa” as pessoas ao produto e que dialoga com elas. As empresas devem conhecer o seu consumidor e personalizar a conversa com pessoas que elas desejam que comprem seus produtos, assim como devem pensar em como podem ajudar o consumidor.
Disponível em: https://exame.com. Acesso em: 9 jul. 2022 (adaptado).

TEXTO 2
O influenciador digital deve ser o anunciador das boas-novas, uma vez que é quem tem acesso privilegiado à informação, para trazer a novidade. Sabe-se que, quanto maiores a transparência e a autenticidade do influenciador, melhor é a confiança, visto que uma mensagem positiva e altruísta movimenta montanhas. Ao interferir no cotidiano alheio, o influenciador digital transforma a rotina dos seguidores e dita tendências, sobretudo com insumos informativos. O influenciador deve ter pertinência com relação à marca e ao engajamento dos seguidores.
Disponível em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 7 jul. 2022 (adaptado).
A partir das informações apresentadas, é correto afirmar que
  • A o seguidor apresenta papel passivo de receptor da informação compartilhada pelo influenciador.
  • B o influenciador com muitos seguidores está habilitado a divulgar variados tipos de produtos ou marcas.
  • C a narrativa sobre determinado produto deve seguir estritamente as diretrizes determinadas pela empresa contratante.
  • D o conteúdo publicado pelos influenciadores é mais informativo e pouco contribui para mudanças de comportamento em seus seguidores.
  • E o conteúdo publicado pelo influenciador impacta tanto seu engajamento como a sua credibilidade por parte dos seguidores.