Questões de Geradores, Moderadores e Fluxo de Tráfego (Engenharia de Transportes e Trânsito)

Limpar Busca
Para o cálculo de semáforo, é necessário conhecer algumas diretrizes e definições de elementos básicos. Denomina-se volume de tráfego equivalente o volume de tráfego veicular expresso em termos de unidades de carros de passeio (u.c.p.). O veículo equivalente tem como valor de referência o automóvel, no qual adota-se u.c.p. = 1,0. Para os demais veículos, o fator de equivalência de cada um reflete o desempenho de sua circulação no sistema viário em comparação com o desempenho do automóvel. Sendo assim, quais são os fatores de equivalência da moto e do ônibus, respectivamente?
  • A 1,00 e 1,00 u.c.p.
  • B 0,33 e 2,00 u.c.p.
  • C 0,33 e 3,00 u.c.p.
  • D 0,50 e 3,00 u.c.p.
  • E 0,50 e 2,00 u.c.p.
“É o tempo transcorrido entre a passagem de dois veículos sucessivos por um determinado ponto”. O enunciado refere-se a qual elemento de estudo de tráfego?
  • A Fluxo de tráfego.
  • B Headway.
  • C Espaçamento.
  • D Velocidade de operação.
  • E Capacidade da via.
O volume de veículos que passa por uma seção de uma via não é uniforme no tempo. A comparação da divisão de períodos consecutivos dentro da hora pico leva ao estabelecimento do “Fator Horário de Pico (FHP)”, que mede justamente essa flutuação e mostra o grau de uniformidade do fluxo. Como se calcula o Fator Horário de Pico?
  • A Ele é igual ao volume da hora de pico dividido por duas vezes o volume do período de trinta minutos com maior fluxo de tráfego dentro da hora de pico.
  • B Ele é igual ao volume da hora de pico dividido por três vezes o volume do período de vinte minutos com maior fluxo de tráfego dentro da hora de pico.
  • C Ele é igual ao volume da hora de pico dividido por quatro vezes o volume do período de quinze minutos com maior fluxo de tráfego dentro da hora de pico.
  • D Ele é igual ao volume da hora de pico dividido por cinco vezes o volume do período de doze minutos com maior fluxo de tráfego dentro da hora de pico.
  • E Ele é igual ao volume da hora de pico dividido por seis vezes o volume do período de dez minutos com maior fluxo de tráfego dentro da hora de pico.
As variáveis macroscópicas do tráfego são a densidade (k), o fluxo de tráfego (q) e a velocidade (v). O modelo de Greenshields propõe uma relação entre essas variáveis e tem como vantagem a sua simplicidade. A seguinte imagem representa a relação entre quais dessas variáveis e em qual eixo cada variável se encontra de acordo com esse modelo? Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • A Relação entre densidade e o fluxo de tráfego, com a densidade no eixo das abcissas e o fluxo de tráfego no eixo das ordenadas.
  • B Relação entre velocidade e a densidade, com a velocidade no eixo das abcissas e a densidade no eixo das ordenadas.
  • C Relação entre fluxo de tráfego e velocidade, com o fluxo de tráfego no eixo das abcissas e a velocidade no eixo das ordenadas.
  • D Relação entre velocidade e o fluxo de tráfego, com a velocidade no eixo das abcissas e o fluxo de tráfego no eixo das ordenadas.
  • E Relação entre densidade e a velocidade, com a densidade no eixo das abcissas e a velocidade no eixo das ordenadas.
A Engenharia de Tráfego é a parte da Engenharia de Transportes que trata dos problemas de planejamento, operação e controle de tráfego, desenho geométrico, suas redes, terminais, terrenos adjacentes e a relação com outros modos de transporte. Os profissionais que trabalham como engenheiros de tráfego objetivam:
  • A Mobilidade ampla, sustentável, socialmente inclusiva e segura.
  • B Mobilidade ampla, insustentável, socialmente inclusiva e segura.
  • C Mobilidade restritiva, sustentável, socialmente excludente e insegura.
  • D Mobilidade restritiva, insustentável, socialmente excludente e insegura.