Questões de Gerenciamento das comunicações (Gerência de Projetos)

Limpar Busca
O Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos – Guia PMBOK (2008) do Project Management Institute – PMI, assim define projeto: “é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A sua natureza temporária indica um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos tiverem sido atingidos ou quando se concluir que eles não serão ou não poderão ser atingidos e o projeto for encerrado, ou quando não for mais necessário”. O PMBOK (2008) estabelece nove áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos definidas em termos dos processos que compõem suas práticas, entradas, saídas, ferramentas e técnicas. Sobre as áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A Gerenciamento de escopo: processo de assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o trabalho necessário para terminar o projeto com sucesso.
  • B Gerenciamento de comunicação: processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas apropriadamente.
  • C Gerenciamento de riscos: processos de planejamento, identificação, análise, planos de contingência e monitoramento, visando aumentar a probabilidade dos eventos positivos e minimizar o impacto dos eventos negativos no projeto.
  • D Gerenciamento de recursos humanos: processos que integram os diversos elementos do gerenciamento de projetos, que são identificados, definidos, combinados, unificados e coordenados dentro dos grupos de processos de gerenciamento de projetos.

Em cada item que se segue, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada referente a comunicação dirigida. 


Uma empresa de gestão de projetos adota a metodologia ágil, que consiste em um conjunto de práticas para entender as demandas de um projeto, agir e realizar tudo com eficiência. Entre as práticas utilizadas nessa metodologia, destacam-se as reuniões diárias, de curta duração, entre os membros de um projeto. Nessas reuniões são relatados os resultados do dia e os problemas encontrados, bem como definidas as ações para o dia seguinte. Nessa situação, as referidas reuniões podem ser consideradas uma forma de comunicação dirigida. 

  • Certo
  • Errado

Abarcar os processos que envolvem a geração, o armazenamento e a distribuição de informações referentes ao projeto, para que ocorram no tempo certo e na forma mais adequada, e compreender o planejamento e a distribuição das interlocuções, o controle e a elaboração de relatórios de desempenho são características do gerenciamento de projetos relacionadas a

  • A escopo.
  • B custo.
  • C tempo.
  • D qualidade.
  • E comunicação.

De acordo com o PMBOK, 5.ª edição, a mobilização da equipe do projeto faz parte da área de conhecimento de comunicação e acontece na etapa de planejamento.

  • Certo
  • Errado