Questões de Gerenciamento das partes interessadas (Gerência de Projetos)

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Patrocinador, gerente de recursos, escritório de gerenciamento de projetos (EGP), comitê diretivo de portfólio, gerente do programa, usuários finais, fornecedores, acionistas são denominados:

  • A membros de equipe
  • B concorrentes
  • C agência reguladora
  • D partes interessadas no projeto

Um tribunal de justiça pretende implementar uma nova sistemática para a gestão do fluxo documental, destinada, principalmente, a agilizar a tramitação dos processos com maior confiabilidade. A equipe envolvida no projeto identificou dois riscos com alta probabilidade de ocorrência e impacto significativo nos resultados esperados: (I) capacitação inadequada dos servidores; e (II) obsolescência dos equipamentos à época da implantação. Como forma de resposta aos riscos identificados, a equipe propôs aos gestores a adoção das medidas a seguir:
Medidas para o risco I – elaboração e aplicação de um programa de treinamento.
Medidas para o risco II – inserção da informação sobre o risco identificado nos trabalhos da unidade de tecnologia do tribunal, para ela acompanhar o seu andamento, avaliar os impactos das ações do projeto no parque tecnológico e propor aos gestores do projeto as correções e(ou) adequações necessárias para que avaliem a possibilidade de sua implementação.
Considerando essa situação, assinale a opção que indica a(s) estratégia(s) de resposta que a equipe do projeto propôs para os riscos identificados.

  • A prevenir, para ambos os riscos
  • B mitigar, para o risco I, e transferir, para o risco II
  • C prevenir, para o risco I, e explorar, para o risco II
  • D mitigar, para ambos os riscos
  • E compartilhar, para o risco I, e prevenir, para o risco II

São funções do gerente de projetos, exceto:

  • A controlar escopo, custo e prazo.
  • B monitorar indicadores do projeto.
  • C comunicar decisões e resultados.
  • D selecionar e adquirir recursos.
  • E dominar todas as áreas com profundidade.
Ao estabelecer as ações necessárias para alcançar os objetivos e o escopo de um projeto, o gestor está atuando na fase de planejamento, na qual são envolvidas as partes interessadas, pois elas têm conhecimentos que podem ser utilizados na definição desses elementos. Nessa fase, também são definidos os indicadores
  • A de impacto, abrangentes e multidimensionais, que medem o alcance das metas físicas.
  • B de processo, relacionados às entregas de produtos e aos efeitos estratégicos.
  • C de desempenho, normalmente associados à eficiência da gestão do projeto.
  • D de insumo, os quais têm relação direta com o nível de utilização dos recursos alocados.