Questões de Gerenciamento de Crise (Jornalismo)

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Quanto a jornalismo e meios de comunicação de massa, julgue o item.

O objetivo da teoria da persuasão é possibilitar, a partir da compreensão das características individuais, que a mensagem seja estruturada de forma a garantir o convencimento – a persuasão – dos destinatários.

  • Certo
  • Errado

Quanto a jornalismo e meios de comunicação de massa, julgue o item.

A teoria do gatekeeper (“guardião do portal”) concentra seus esforços no trabalho dos jornalistas e nos critérios utilizados pelos profissionais para publicar ou descartar uma notícia. 

  • Certo
  • Errado

Uma notícia equivocada sobre uma autoridade foi divulgada inadvertidamente pela imprensa e ganhou visibilidade nas redes sociais. As providências que o assessor deve tomar neste caso são:

  • A conversar com a autoridade e buscar a verdade do fato, elaborar uma nota de esclarecimento, enviar a nota para os veículos de comunicação e postar a nota nas redes da instituição a que pertence a autoridade e colocar a autoridade à disposição dos meios de comunicação, se for o caso.
  • B conversar com a autoridade, pedir que atenda às ligações e contatos com a imprensa, mas responder de forma evasiva; elaborar uma nota afirmando que a autoridade não está relacionada à notícia, mas não dar explicações; evitar o contato mais próximo com a imprensa.
  • C pedir para a autoridade entrar em contato diretamente com a imprensa, sem orientá-lo de como fazer isso; enviar uma nota com poucas informações sobre o fato; evitar o contato com a imprensa.
  • D pedir para a autoridade ignorar o que foi divulgado, não emitir nenhum tipo de nota de esclarecimento e evitar o contato com a imprensa e as redes sociais.
Uma crise, ainda que inevitável, pode ser gerenciada, e a comunicação costuma desempenhar papel fundamental nesse processo. Considerando que o enfrentamento de crises é uma das principais tarefas do assessor de imprensa, o que deverá ser feito em uma situação de crise?
  • A Barrar publicações e a imprensa.
  • B Deixar a crise seguir o seu próprio rumo, sem interferências.
  • C Reconhecer que a crise existe e não tentar minimizar a sua importância.
  • D Preocupar-se com a imagem da organização e não divulgar informações de interesse do público.

O jornalista norte-americano Ivy Lee é considerado o inventor, em 1906, dessa atividade especializada que hoje chamamos de Assessoria de Imprensa. Na época, ele criou e utilizou técnicas para reverter a imagem negativa do empresário e investidor John Rockfeller diante da mídia e opinião pública. Lee foi tão brilhante na atuação e aplicação desse “novo” braço do jornalismo, que, anos depois, fundou a primeira escola de Relações Públicas em nível mundial de que se tem notícias. Sobre o comunicado que Lee enviou aos editores-chefes dos principais veículos de comunicação norte-americanos e que serviram de base para a nova atividade jornalística de Assessoria de Imprensa, analise as afirmativas abaixo.


I. A nova atividade jornalística visava auxiliar os colegas de redação fornecendo informações idôneas e proveitosas para o público, sobre seus assessorados e suas empresas.

II. A finalidade da nova atividade era bem específica, a de informar, e que a assessoria de imprensa nada tinha a ver com agência de anúncios publicitários.

III. A nova atividade de assessoria de imprensa era direcionada somente aos empresários, grandes investidores e a organizações de porte internacional.

IV. O objetivo básico da nova atividade era levar aos colegas de redação sempre informações verídicas, a fim de esclarecer a opinião pública tudo a respeito de seus clientes.


Estão corretas as afirmativas: 

  • A I, II e III apenas
  • B I, lll e IV apenas
  • C II, III e IV apenas
  • D I, II e IV apenas