Questões de Gestão da Aprendizagem (Pedagogia)

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O relatório para a Unesco, da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, descreve a situação do mundo contemporâneo como repleta de novos desafios para a coesão das sociedades. Um desses fatores é a eventual tensão entre a crescente diversidade de modos de existência, individuais ou coletivos, e a necessidade democrática de estabelecer regras homogêneas.
Nesse cenário, segundo o documento, é papel da formação:

  • A investir no desenvolvimento individual do alunado, livrando-os da necessidade de referências comuns;
  • B padronizar as formas do ensino, de maneira a conformar a diversidade a um modelo único;
  • C privilegiar as formas de conhecimento abstrato, o qual está acima das diferenças individuais;
  • D focar o ensino técnico e profissional, deixando a cargo das famílias a transmissão de valores éticos;
  • E sustentar a sua função integradora, voltando-se para a inclusão e a adaptação à pluralidade.

Sobre desenvolvimento e aprendizagem, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
O desenvolvimento ocorre a partir das relações ____________, e por meio disso a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento e ambos são ________________, ou seja, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.

  • A sociais | indissociáveis
  • B interpessoais | dissociáveis
  • C pessoais | indissociáveis
  • D étnicas | dissociáveis

Em relação às adaptações curriculares, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A São as modificações realizadas pelos professores nas estratégias de ensino, de modo a dar respostas às necessidades de cada sistema educacional.
  • B Tem a característica de um continuum, no qual, num extremo, estão as mudanças que o professor introduz em sua prática pedagógica, e, no outro, as modificações mais significativas, seja nos objetivos curriculares, seja na metodologia didática.
  • C Refere-se à organização de um outro currículo que permite equalizar o rendimento escolar e tem sido utilizado para a análise do processo educativo como um todo.
  • D Trata-se de modificações na metodologia de ensino que devem ser aplicadas para todos os alunos com distúrbios de aprendizagem, independente de existir algum outro comprometimento mais grave.

Existem fatores que se constituem de uma série de ações que se repetem, com um padrão estrutural característico, que possui uma certa invariância e é reconhecível por todos aqueles que pertencem à área. Eles fundamentam e apoiam a operacionalização da estruturação interna das práticas pedagógicas (a organização do ambiente, o uso do tempo, a seleção e as propostas de atividades, a seleção e a oferta de materiais). Esses elementos são constitutivos:

  • A Da consciência fonológica.
  • B Da psicomotricidade.
  • C Do comportamento infantil.
  • D Da rotina escolar.
A formação inicial docente é fator determinante na qualidade do ensino. Por essa razão a lei prevê que:
  • A Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal. 
  • B Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação curta, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 6 (seis) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal. 
  • C Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 4 (quatro) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal. 
  • D Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação curta, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação máxima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 9 (nove) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal.  
  • E Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação mínima, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação média para o exercício na  educação infantil e nos 7 (sete) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal.