Questões de Gestão de Conflitos (Gestão de Pessoas)

Limpar Busca
No processo de gestão de conflitos, seja na Administração pública ou privada, a diferença estabelecida na comunicação através do diálogo é que a intenção não é advogar, argumentar ou convencer, mas perguntar, explorar e descobrir. Os processos que usam do diálogo estão preocupados em formar e manter as relações entre as pessoas de maneira duradoura e têm por características, EXCETO:
  • A Arrefecer o empoderamento das pessoas.
  • B Respeitar o outro, dar abertura, ter empatia e ser transparente.
  • C Desenvolver o senso de propriedade, de participação no processo.
  • D Buscar aprendizagem no sentido de uma abertura para ouvir e refletir sobre o que os outros dizem, para que interajam de forma não conflituosa.
No ambiente organizacional, o conflito passado que pode gerar novos conflitos é conhecido como
  • A falha na comunicação.
  • B conflito anterior.
  • C falta de recursos.
  • D papel ambíguo.
  • E estilo de vida.

Uma das formas efetivas e úteis para se minimizar ou solucionar conflitos por meio da comunicação feita no ambiente de trabalho é:

  • A possibilitar que os conflitos sejam escritos e repassados aos superiores para avaliação e deliberações de ações.
  • B o superior destacar membro da equipe para que possa combater ruídos e afirmações falsas de terceiros.
  • C impor disciplina e sanções para combater afirmações falsas, ruídos e descompensações de ordem emocional.
  • D dar exemplos históricos de áreas onde conflito igual ou semelhante foi superado pela ação de superiores.
  • E adaptar-se ao ambiente e utilizar gestual e palavras de acordo com o perfil do interlocutor e do local do trabalho.
Com base no livro Comportamento organizacional (ROBBINS; JUDGE, 2020), assinale a alternativa que NÃO caracteriza e/ou define conflito e seus tipos.
  • A O conflito é um processo que tem início quando alguém percebe que a outra parte afeta ou pode vir a afetar negativamente algo considerado importante.  
  • B A existência de conflito é indesejável para a consecução dos objetivos organizacionais.
  • C O conflito diz respeito ao momento em que a interação se transforma em uma discordância entre as partes envolvidas.
  • D  Estudos indicaram que o conflito de tarefas entre as equipes de alta gestão é positivamente associado ao desempenho.
  • E Pesquisadores descobriram que os conflitos de processo se referem a delegação e a papéis.

Analise as assertivas abaixo acerca da temática “assédio moral no trabalho” identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas:


( ) O assédio moral pode repercutir em diferentes esferas: pessoal, organizacional e relacional.


( ) Podemos considerar o assédio moral como uma característica essencialmente de organizações públicas.


( ) No Brasil, o termo assédio moral contempla as palavras assédio, da área psicológica, e moral, que remete a uma perspectiva de bem ou mal.


( ) O assédio moral no trabalho pode ser caracterizado por comportamentos persistentes, prejudiciais e indesejáveis que contribuem para um desequilíbrio de poder entre o agressor e a vítima.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A F; V; F; F.
  • B F; V; F; V.
  • C V; F; V; F.
  • D V; F; V; V.