Questões de Gestão de Conflitos na Administração Geral (Administração Geral)

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Os conflitos organizacionais são, em geral, resultados de dinâmicas organizacionais. Há conflitos internos, que via de regra envolvem dilemas pessoais, e externos, que envolvem diferentes níveis, tais como o interpessoal, o grupal, e o intraorganizacional.  
Há, ainda, conflitos de diferentes níveis de gravidade, que podem ser classificados como conflitos percebidos (latentes), experienciados (velados) e manifestados (abertos). 
Em relação a esses níveis, avalie se as afirmativas a seguir estão corretas. 
I. O conflito percebido, o de menor nível de gravidade, ocorre quando as partes percebem e compreendem que o conflito existe, pois sentem que seus objetivos são diferentes dos objetivos dos outros e que existem oportunidades de interferência ou bloqueio. II. O conflito experienciado, o de nível de gravidade intermediária entre os outros dois, ocorre quando o conflito provoca sentimentos de hostilidade, raiva, medo ou descrédito entre as partes envolvidas. É chamado de conflito velado, pois não é manifestado externamente com clareza. III. O conflito manifestado caracteriza-se por ser expresso por comportamentos de interferência ativa ou passiva, por ao menos uma das partes.
Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

As empresas, públicas e privadas, são formadas por pessoas. Cada indivíduo é único e percebe o mundo desde sua perspectiva. Este fato faz com que os conflitos sejam inerentes à atividade empresarial. Por esta razão deve ser desenvolvida nos líderes a habilidade de lidar com situações adversas dentro das equipes. Na negociação de conflitos se encontra uma modalidade de ação para sua solução que visa estabelecer uma relação entre as partes conflitantes baseada na empatia e mútua confiança.
Que nome recebe esta modalidade?

  • A Ganha-Ganha
  • B Ganha-Perde
  • C Empate
  • D Perde-Ganha
  • E Perde-Perde

De acordo com o livro Gestão de pessoas em empresas e organizações públicas (DUTRA et al., 2019), relacione as colunas abaixo, associando o nível de conflito organizacional e o tipo de conflito com a característica e o desempenho correspondentes.

(1) Nível de conflito baixo ou nenhum, tipo de conflito disfuncional
(2) Nível de conflito ideal, tipo de conflito funcional
(3) Nível de conflito alto, tipo de conflito disfuncional
( ) característica disruptiva, desempenho baixo
( ) característica apática, desempenho baixo
( ) característica inovadora, desempenho alto
( ) característica caótica, desempenho baixo
( ) característica viável, desempenho alto

A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é

  • A 1 – 3 – 2 – 2 – 1.
  • B 3 – 2 – 1 – 1 – 3.
  • C 2 – 1 – 3 – 1 – 2.
  • D 3 – 1 – 2 – 3 – 2.
  • E 2 – 3 – 1 – 2 – 2.

Em 2017, o co-fundador e CEO da Uber, Travis Kalanick, foi forçado a deixar a empresa após uma série de escândalos, incluindo alegações de assédio sexual e discriminação. A disputa entre Kalanick e outro co-fundador da Uber, Garrett Camp, também foi amplamente reportada na mídia. Os dois cofundadores tinham visões diferentes sobre a direção que a empresa deveria tomar e houve tensões crescentes entre eles. Em um determinado momento, Kalanick sugeriu que a Uber deveria focar mais em crescimento rápido, enquanto Camp acreditava que a empresa deveria se concentrar em aumentar a qualidade dos serviços oferecidos. 
Assinale a opção que indica a técnica de gestão de conflitos que seria a mais adequada para resolver essa disputa entre os co-fundadores da Uber.

  • A Tentar chegar a um acordo por meio de diálogo aberto e honesto, considerando as necessidades e interesses de ambos e estabelecer metas comuns para a empresa e trabalhar juntos para alcançá-las.
  • B Recorrer a um mediador imparcial que ajude a compreender os pontos de vista e interesses de cada lado e facilite a comunicação entre eles.
  • C Trabalhar juntos para encontrar uma solução que atenda aos interesses de ambos. Isso envolveria um esforço conjunto para compreender as necessidades e pontos de vista de cada lado e encontrar uma solução aceitável para ambos.
  • D Recorrer a um árbitro imparcial, que tomará uma decisão final sobre a direção da empresa. Isso pode ser uma opção mais rápida e menos dispendiosa do que processos judiciais.
  • E Tentar resolver a disputa através da negociação e do diálogo aberto, considerando as necessidades e interesses de ambos. Evitar o enfrentamento direto e tentar encontrar uma solução que seja aceitável para ambos; entanto, se essas abordagens falharem, recorrer a um árbitro imparcial ou mediador para tomar uma decisão final ou facilitar a resolução da disputa.
Para sobreviver em um mundo cada vez mais complexo, diverso, interdependente e interconectado, os governos, as instituições e as pessoas precisam ter consciência de que são chamados a conviver com as diferenças e que o conflito é inevitável. Por isso, a mediação e os mediadores tornam-se cada dia mais imprescindíveis na difícil arte de conviver com as diferenças. Assinale a alternativa incorreta no que diz respeito aos papeis do mediador.
  • A Desempenha papel fundamental perante os envolvidos no conflito
  • B Também atua como agente transformador
  • C Exerce também o papel de facilitador do processo
  • D Deve ser parcial, neutro e capacitado
  • E Tem autoridade na condução do processo de mediação, mas não na decisão, que cabe aos envolvidos no conflito e no seu mútuo interesse em resolvê-lo