Questões de Gestão de Crises na Comunicação Social (Comunicação Social)

Limpar Busca

Julgue o item que se segue, referentes a responsabilidade social corporativa e a comunicação de crise.  


A responsabilidade social corporativa, que faz parte das iniciativas de marketing das organizações, deve ser implementada para a promoção da imagem institucional, a partir de discursos que engajem o público-alvo.

  • Certo
  • Errado
A comunicação planejada, implementada e conduzida de forma estratégica contribui para tudo aquilo que é desejo e responsabilidade de uma liderança de qualidade: apoia a construção e a disseminação da missão e visão organizacionais, dos valores essenciais, bem como apoia o gerenciamento de mudanças, a divisão de poder e a manutenção da credibilidade, integridade e motivação internas. As estratégias de comunicação interna podem ser desenvolvidas com quatro finalidades: cultura organizacional; recursos humanos; compliance; e gestão de crise. Sobre complience, assinale a afirmativa correta.
  • A Prepara as lideranças e os funcionários para situações críticas que possam ocorrer.
  • B Capacita, treina e mantém as lideranças e os funcionários com acesso à informação.
  • C Dão apoio às lideranças na comunicação com os funcionários e deles para os seus líderes.
  • D Melhora o fluxo de informações, tendo em vista a execução de processos e procedimentos com qualidade e excelência com treinamento, comunicação, auditoria e monitoramento.
  • E Promove a integração dos colaboradores entre si e com as áreas da empresa por meio de eventos sociais, culturais e esportivos, por exemplo; ou ainda eventos de confraternização e cerimônias de reconhecimento.

Sobre gestão de crises e comunicação, analise as seguintes afirmativas:
(1) A quase totalidade das crises não dá sinais de que irá acontecer.
(2) Boa reputação é ativo construído ao longo dos anos ameaçada constantemente pelas crises.
(3) Se a crise não for debelada rapidamente, o tempo contribui para agravá-la.
(4) O plano de prevenção de crises pode ser feito por um grupo restrito de pessoas.
(5) Organizações ou governos com gerenciamento de crises eficientes superam melhor os momentos difíceis.
É CORRETO o que se afirma em:

  • A 1-3-5
  • B 1-4-5
  • C 2-3-4
  • D 2-3-5
  • E 3-4-5

Assinale a alternativa que apresenta uma ação voltada para a preparação de porta-vozes, capacitando-os a lidar com jornalistas e a se relacionar com a imprensa, sobretudo em situações de crise.

  • A mailing
  • B clipping
  • C media training  
  • D follow up
  • E branding

Na administração de crises de imagem, o plano de contingências tem a função de

  • A manter um banco de notas e comunicados preparados, para adiantar as respostas à imprensa.
  • B estabelecer regras para a gerência de recursos humanos contratar e demitir em períodos de crise.
  • C fazer cortes orçamentários a fim de evitar perdas financeiras significativas em períodos de crise. 
  • D prever ações para evitar ou minimizar os impactos de uma crise, preservando a imagem da organização.
  • E impedir que cheguem ao conhecimento da imprensa problemas internos da organização que podem desencadear uma crise.