Questões de Gestão de Marca (Comunicação Social)

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Discurso deliberativo é o gênero de discurso mais encontrado no texto publicitário, cujo objetivo é aconselhar o público-alvo a julgar favoravelmente um produto, um serviço ou uma marca. Esse discurso procura sempre resultar em uma ação futura de compra. Quanto a esse assunto, assinale a alternativa que apresenta a etapa em que se mostram os fatos, dando-se importância a eles.

  • A exórdio
  • B provas
  • C peroração
  • D narração
  • E judiciário

A comunicação como um processo de inteligência nas organizações consiste em:

  • A Contratar um bom gestor para a área de comunicação que, utilizando somente o seu feeling, saberá como agir em situações diversas, inclusive com improvisos, quando necessário.
  • B Utilizar ferramentas de pesquisa e avaliação, além de valorizar os chamados ativos intangíveis, tais como a marca, imagem, reputação e o relacionamento com os stakeholders
  • C Enviar o máximo de releases possível e depois monitorar quais foram aproveitados pela mídia.
  • D Fazer uma auditoria de imagem, que significa contabilizar o espaço dado à organização em matérias jornalísticas.
  • E Gerir relacionamentos entre a organização e a mídia, destacando sempre o mesmo profissional para ser a fonte que representa a instituição.

Quando se trata de entender as marcas, os consumidores agora se conectam ativamente entre si, desenvolvendo relacionamentos de pesquisar e defender. Os netizens, em particular, têm conexões bem ativas em fóruns. Consumidores que precisam de mais informações os procurarão e se conectarão com outros que tenham mais conhecimentos e experiência. Dependendo da tendência mostrada durante a conversa, a conexão pode fortalecer ou enfraquecer a atração inicial da marca. KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
O trabalho de gestão de mídias sociais estimula que o público se manifeste favoravelmente à marca. O movimento de fãs comunicando sobre a marca, a ponto de esclarecer às demais pessoas, é denominado de:

  • A tática de grupos prioritários
  • B conteúdo gerado pelo usuário
  • C estratégia de captação dinâmica
  • D comunidade ativa de influenciadores

O posicionamento de marca mais forte é construído ao redor de crenças e valores simbólicos do consumidor.

Kotler, P.; ARMSTRONG, G. Administração de marketing. São Paulo: Pearson, 2015.

Tendo em vista a afirmação dos autores, no momento da criação das marcas, as organizações precisam tomar decisões acerca dos seguintes aspectos:


  • A ícones, personagem e investimento
  • B nome, patrocínio e desenvolvimento
  • C diferencial de mercado, estilo e gimmick
  • D composto de preço, logística e estratégia

No contexto da comunicação empresarial, as organizações têm valorizado cada vez mais os chamados ativos intangíveis, que correspondem à identidade, imagem e reputação, além do relacionamento com os públicos de interesse (stakeholders). Acerca destes três conceitos, analise as assertivas abaixo, a partir da visão de Bueno (2009):


I. A identidade corporativa seria a personalidade da organização, que está diretamente ligada à sua cultura e ao seu processo de gestão. Inclui também seus produtos e serviços, portifólio, canais de relacionamento, entre outros.

II. A imagem é uma representação mental consolidada e amadurecida da organização. É uma leitura mais aprofundada e, na prática, apenas um número reduzido de empresas consegue chegar a esse patamar.

III. A reputação é a representação mental da organização, construída por um indivíduo ou grupo por meio de percepções e experiências concretas. Acumula aspectos cognitivos, afetivos e valorativos, e expressa uma leitura geralmente superficial da identidade da corporação.


Quais estão corretas? 

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E I, II e III.