Questões de Gestão de Pessoas na Educação (Pedagogia)

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O trabalho em equipe muitas vezes é acompanhado da atividade de fornecer e receber feedback de outras pessoas que compartilham o interesse pela mesma atividade. Ao receber um feedback negativo de um superior, NÃO é indicado:

  • A Pedir exemplos do ocorrido para que possa ajustar sua conduta.
  • B Agradecer e se dedicar para melhorar as ações.
  • C Entender a orientação e adotá-la como forma de crescimento pessoal e profissional.
  • D Contra-atacar para convencer a outra parte que não precisa evoluir pessoalmente.

No que se refere à relação professor-aluno, julgue os itens seguintes.
I Na escola, a interação professor-aluno é imprescindível para que ocorra o sucesso no processo de ensino-aprendizagem. II Quanto mais o professor compreender a dimensão do diálogo como postura necessária em suas aulas, maiores avanços estará conquistando em relação aos alunos, pois, desse modo, eles se sentirão mais curiosos e mobilizados para transformar a realidade. III A relação entre professor e aluno depende, fundamentalmente, do clima estabelecido pelo professor, da empatia com seus alunos e de sua capacidade de ouvir, refletir e discutir.

Assinale a alternativa correta.

  • A Nenhum item está certo.
  • B Apenas o item I está certo.
  • C Apenas os itens I e II estão certos.
  • D Apenas os itens I e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.

Uma organização quer direcionar de maneira mais racionalizada as atividades de treinamento e educação de sua equipe e, para isso, opta pela instalação do modelo de gestão por competências. Um pedagogo especialista é encarregado de tomar as ações necessárias para essa mudança no funcionamento da organização.
Uma das etapas fundamentais da implementação da gestão por competências é o(a):

  • A análise documental, em que é exigida a reformulação da visão, missão e objetivos da organização segundo as competências disponíveis;
  • B mapeamento de competências, em que o trabalho tem como foco uma visão geral dos valores subjetivos disponíveis nas equipes;
  • C investimento, no qual se buscam as competências necessárias por meio de aprimoramento interno, recrutamento ou alianças externas;
  • D acompanhamento/avaliação, em que a gestão por competências está terminada e resta medir o desempenho por meio dos indicadores;
  • E coleta de dados, em que as entrevistas devem ser individuais com pessoas-chave da organização, gravadas e partilhadas com a direção.

Mas dona Marta é também bastante crítica e interessada no funcionamento da escola: “eu vejo a situação da escola, eu vou lá todo dia [...] eu vejo qual a classe que tá suja, qual tá sem carteira, eu sei tudo”. Talvez por isso, sua tentativa de ajuda seja vista como intromissão pela escola. É a esse tipo de “intromissão” que a merendeira Dona Margarida parece estar se referindo quando relativiza o direito de participação da população na escola: “Participar, assim, no bom sentido... Tem muitas mães que vêm se intrometer em coisas que não entende... Até no nosso serviço, falar de merenda...” O curioso é que a relevância atribuída à participação na execução por parte de dona Marta a faz, inclusive, relegar a segundo plano sua participação no Conselho de Escola. “Eu acho que, pra eu ser do Conselho de Escola, eu tenho que fazer alguma coisa [...] Lá só me chamam se tem uma reuniãozinha”. Talvez Dona Marta perceba que é na realização de serviços na escola que ela tem maiores chances de interferir em seu funcionamento. 
Vitor H. Paro. Gestão da Escola Pública: a participação da comunidade. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 73, n.º  174, p. 255-290, maio/ago. de 1992 (com adaptações).
Acerca das questões abordadas no texto acima, julgue o item.
Uma gestão participativa é fundamental para a democratização da escola, contudo seu nível de autonomia e de autoridade ficam comprometidos, porque nem todos os envolvidos têm formação que os habilite a participar das decisões da escola. 

  • Certo
  • Errado

Tendo por base o mapeamento de competências de uma organização, no qual ficaram evidentes as lacunas entre as suas metas e o nível atual de capacitação operacional da equipe, decide-se investir em um vigoroso treinamento obrigatório.
Silvia é a funcionária encarregada de definir, com base nas informações levantadas, os desempenhos específicos que se espera observar na operação da equipe como resultado do processo.
Portanto, Silvia está encarregada de definir os(as):

  • A trilhas de aprendizagem;
  • B valores empresariais;
  • C diagnósticos de competências;
  • D objetivos instrucionais;
  • E técnicas de ensino.