Questões de Gestão de Pessoas (Psicologia)

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A gestão por processos em substituição à gestão por departamentos ou áreas, bem como a disseminação do conceito de multifunção para os colaboradores ao invés de descrições de cargo específicas e limitadas, têm levado as pessoas ao engajamento e colaboração em detrimento do comportamento isolado e competitivo do passado. Nesse cenário, se faz importante recorrer à psicologia de grupo e equipes de trabalho como auxílio para discernir equipes de times. Por equipe entende-se o grupo de pessoas que
  • A foram selecionadas e desenvolvidas com competências específicas para as tarefas e objetivos designados por uma organização.
  • B se influenciam e se responsabilizam mutuamente pelos objetivos organizacionais, embora não sejam uma entidade social em uma empresa.
  • C reúnem um conjunto de competências individuais que, somadas, promovem cooperação; coordenação; comunicação; conforto; e,resolução de conflitos.
  • D interagem e influenciam umas às outras, se consideram mutuamente responsáveis por atingir objetivos comuns associados aos objetivos organizacionais.
Podemos afirmar que o conceito de relações humanas é: 
  • A o conjunto de interações que mantêm os indivíduos no seio de uma sociedade
  • B a capacidade de você sentir o que uma outra pessoa sente, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela
  • C os valores humanos que fundamentam a vida em sociedade
  • D colocar o bem comum em primeiro lugar e atuar sempre que possível para promovê-lo

Para que as relações humanas se estabeleçam de forma harmoniosa, muitos fatores devem ser observados, principalmente se essas relações acontecem no ambiente de trabalho. Assim, é de fundamental importância saber compreender as características que definem a personalidade de cada um e saber lidar com tais personalidades. As competências que se caracterizam pela adoção dessas posturas são definidas, respectivamente, como:

  • A Competência Intrapessoal e Competência Interpessoal.
  • B Competência Particular e Competência Pública.
  • C Competência Individual e Competência Coletiva.
  • D Competência Pessoal e Competência Social.
  • E Competência Interior e Competência Exterior

Para que as relações humanas se estabeleçam de forma harmoniosa, muitos fatores devem ser observados, principalmente se essas relações acontecem no ambiente de trabalho. Assim, é de fundamental importância saber compreender as características que definem a personalidade de cada um e saber lidar com tais personalidades. As competências que se caracterizam pela adoção dessas posturas são definidas, respectivamente, como:

  • A Competência Intrapessoal e Competência Interpessoal.
  • B Competência Pessoal e Competência Social.
  • C Competência Individual e Competência Coletiva.
  • D Competência Interior e Competência Exterior.
  • E Competência Particular e Competência Pública.

Os impactos da transformação digital no mundo do trabalho, acelerados pela pandemia de COVID-19, impuseram desafios competitivos para pessoas e organizações.
Em relação à gestão de pessoas, é correto afirmar que as novas tecnologias

  • A reduziram o escopo de atuação das unidades de gestão de pessoas nas organizações, para demandas de recrutamento, seleção e socialização no trabalho.
  • B contribuíram para a padronização de conhecimentos e aprendizagens das equipes de gestão de pessoas, gerando ganhos de qualificação e capacitação técnica.
  • C ampliaram o escopo de atuação de profissionais de gestão de pessoas para demandas de saúde, segurança e bem-estar no trabalho.
  • D permitiram a automatização de tarefas de rotina, aumentando a produtividade interna, a redução de custos e a diminuição da carga administrativa da gestão de pessoas.
  • E adicionaram responsabilidades à gestão de pessoas, a partir do desenvolvimento de software e aplicativos para o gerenciamento de processos de recursos humanos nas organizações.