Questões de Gestão de Processos e Equipes de Trabalho (Enfermagem)

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Conforme Resolução COFEN nº 543/2017, a distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem deve observar o sistema de classificação de pacientes, sendo assim, o percentual do total de profissionais de enfermagem para o cuidado semi-intensivo deve ser de, no mínimo:

  • A 20% enfermeiros e os demais técnicos e/ou auxiliares de enfermagem.
  • B 33% enfermeiros e os demais técnicos e/ou auxiliares de enfermagem.
  • C 36% enfermeiros e os demais técnicos e/ou auxiliares de enfermagem.
  • D 42% enfermeiros e os demais técnicos e/ou auxiliares de enfermagem.
  • E 52% enfermeiros e os demais técnicos e/ou auxiliares de enfermagem.

O prontuário é de fundamental importância para a Auditoria nos Serviços de Saúde, bem como para a gestão hospitalar baseada nas informações e checagem contidas nos mesmos.

Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A Quando identificadas irregularidades, o auditor poderá adulterar qualquer informação registrada, rasurar ou danificar o prontuário.
  • B O prontuário por direitos legais pertence ao paciente, porém permanece no hospital onde a internação foi efetuada; não pode ser retirado de suas dependências pelo auditor tanto interno como externo, porém estará à disposição do mesmo em suas auditorias.
  • C O prontuário por direitos legais pertence ao médico, sendo permitido a ele retirá-los das dependências hospitalares conforme necessidade, desde que tenha informado à gestão hospitalar previamente.
  • D Os registros realizados no prontuário do paciente não são considerados documento legal, sendo utilizados apenas para o registro, acompanhamento de faturamento dos custos hospitalares.
  • E O prontuário por direitos legais pertence a toda equipe de saúde, porém os familiares poderão ter acesso aos dados registrados sempre que solicitados.

O prontuário é um instrumento administrativo que assegura a continuidade das informações assistenciais de maneira contínua, sendo uma condição indispensável para avaliação clínica global do paciente, possibilitando também a manutenção da qualidade assistencial. São aspectos a serem considerados na conferência dos prontuários:

  • A Nos casos emergenciais nos quais seja impossível a colheita de história clínica do paciente, fica facultado o registro das informações do atendimento e procedimentos realizados, tendo em vista a característica atípica do atendimento.
  • B A equipe responsável pela revisão dos prontuários, quando identificar falhas de preenchimento ou informações faltantes dos atendimentos e procedimentos realizados, deverá complementar a informação.
  • C A organização e sequência do prontuário deve ser rigorosamente a mesma em todas as instituições de saúde, cabendo ao enfermeiro ser responsável por essa organização.
  • D A organização do prontuário deverá garantir a qualidade das informações registradas, de modo que reflita, com exatidão, a assistência prestada incluindo a verificação do diagnóstico, período de internação, tratamentos e exames solicitados, autorizações para procedimentos e materiais específicos.
  • E Nos prontuários físicos é obrigatória a legibilidade da letra do profissional que atendeu o paciente, porém a identificação do profissional e o uso do carimbo é opciona,l devendo ser respeitado o sigilo e privacidade de quem atendeu o paciente.

Na profissão de enfermagem, o profissional precisa tomar certas decisões para executar atividades diárias no que compete ao seu cargo. Acerca do processo de tomada de decisão na administração da assistência e do serviço de enfermagem, assinale a alternativa correta.

  • A A técnica heurística de solução de problemas é um exemplo de técnica de tomada de decisão programada tradicional.
  • B As etapas do processo de decisão compreendem, nesta ordem, a percepção do problema, a coleta e a análise dos dados, a procura de soluções alternativas, a escolha ou decisão, a redefinição do problema e a avaliação.
  • C A fase de procura de soluções alternativas exige criatividade e uso de estratégias de decisão. A política da instituição, a subjetividade, a personalidade ou os processos afetivos pouco influenciam nos serviços de enfermagem das organizações de saúde atuais.
  • D Os círculos de controle de qualidade tiveram seu início nos Estados Unidos da América e são aplicados em grupos grandes de trabalhadores, que realizam tarefas distintas, com o objetivo de trocar experiências e de encontrar alternativas, de maneira a ajudar nas tomadas de decisão de diferentes setores.
  • E A tomada de decisão exige habilidades que possam ser aprendidas e praticadas e envolve um processo cognitivo complexo de análise dos assuntos e de escolha entre diferentes linhas de ação.

Com base em orientações validadas pelo Ministério da Saúde sobre a organização do processo de trabalho e os procedimentos técnicos de saúde e de enfermagem, julgue o seguinte item.


Todo profissional de enfermagem deve incumbir-se de anotar no prontuário do paciente as atividades de assistência de enfermagem realizadas. 

  • Certo
  • Errado