Questões de Gestão de Projetos Educacionais (Pedagogia)

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Desde 1985 com a redemocratização do país, vivemos um momento de transposição da administração escolar para a gestão educacional, onde existem vários pilares/elementos que fazem parte dessa ação, entre eles:
  • A Gestão pedagógica da escola, Gestão administrativa da escola, Gestão financeira da escola, Gestão de recursos humanos da escola, Gestão de tempo, Gestão da qualidade do ensino. 
  • B Gestão pedagógica da escola, Gestão administrativa da escola, Gestão financeira da escola, Gestão de recursos humanos da escola, Gestão da comunicação da escola, Gestão de tempo. 
  • C Gestão pedagógica da escola, Gestão administrativa da escola, Gestão financeira da escola, Gestão de recursos humanos da escola, Gestão da comunicação da escola, Gestão de tempo, Gestão da qualidade do ensino. 
  • D Gestão pedagógica da escola, Gestão administrativa da escola, Gestão financeira da escola, Gestão da comunicação da escola, Gestão de tempo, Gestão da qualidade do ensino. 
  • E Gestão administrativa da escola, Gestão financeira da escola, Gestão de recursos humanos da escola, Gestão da comunicação da escola, Gestão de tempo, Gestão da qualidade do ensino.  
“Segundo Menezes (2001), em 1932 foi publicado o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, defendendo a laicidade, gratuidade, obrigatoriedade e coeducação no ensino público”. Complete as sentenças com as palavras adequadas e marque qual a alternativa é correta:
I - O Manifesto foi um documento escrito por educadores e circulou em âmbito nacional com a finalidade de oferecer _______________ para uma política de educação. II - Segundo o documento, a causa principal dos problemas na educação está na “na falta, em quase todos os planos e iniciativas, da ________________ dos fins de educação (aspecto filosófico e social) e da aplicação (aspecto técnico) dos métodos científicos aos problemas de educação”. III - O grupo defendia novos ideais de educação e lutavam contra o _________________ dominante. IV - A educação nova, segundo o Manifesto, propunha “servir não aos _______________ de classes, mas aos do indivíduo, e que se funda sobre o princípio da vinculação da escola com o meio social”. V - O documento defendia ainda a educação como uma função essencialmente pública. A ________________ no Brasil era um dos pontos importantes abordado no Manifesto. Nesse sentido, o governo federal deveria defender bases e princípios únicos para a educação, mas sem ignorar as características regionais de cada comunidade.

  • A Determinação, organização, contexto, dominadores, sistematização.  
  • B Diretrizes, determinação, empirismo, interesses, democracia. 
  • C Organização, filosofia, panorama, objetivos, educação.  
  • D Subsídios, reorganização, setor, métodos, hierarquia. 
  • E Normativas, sistematização, empirismo, objetivos, educação.  
A formação inicial docente é fator determinante na qualidade do ensino. Por essa razão a lei prevê que:
  • A Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal. 
  • B Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação curta, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 6 (seis) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal. 
  • C Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 4 (quatro) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal. 
  • D Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação curta, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação máxima para o exercício do magistério na educação infantil e nos 9 (nove) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal.  
  • E Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação mínima, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação média para o exercício na  educação infantil e nos 7 (sete) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio na modalidade normal.
Os quatro pilares da Educação são conceitos de fundamento da educação baseados no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors. O relatório que aponta para a importância da educação ao longo da vida traz a discussão dos “quatro pilares” fundamentais da educação:
  • A Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. 
  • B Aprender a se comunicar, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. 
  • C Aprender a conhecer, aprender a trabalhar, aprender a viver juntos e aprender a ser. 
  • D Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a estudar e aprender a ser.  
  • E Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a estar. 
Na atualidade, atos como correr, pular e brincar parecem não ser mais necessários. As músicas mudaram, os brinquedos e as brincadeiras são outros, o vestuário se transformou, as crianças se tornaram consumidoras, sendo que tais mudanças parecem ser impulsionadas pelo mundo virtual. Infelizmente, a prática pedagógica não acompanha essas mudanças no mesmo ritmo. Cabe à educação também mudar, principalmente para problematizar e questionar, pois se a cultura constitui sujeitos, sendo ela produto de significados propostos por estes sujeitos e pelos grupos sociais de que fazem parte, os projetos de trabalho despontam como uma forma de os docentes, na condição de adultos em sala de aula, adentrar nas culturas infantil e juvenil atuais. Trabalhar em sala de aula utilizando projetos de trabalho concretiza um planejamento dinâmico e inovador, que deve ter por base alguns aspectos; marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Um projeto de trabalho supõe uma concepção que leva em conta múltiplas vozes. ( ) Aprender relacionado a uma conversação cultural.
( ) A aprendizagem realiza-se de uma maneira difusa e genérica.
( ) Um projeto de trabalho deve ser considerado um formato rígido e estável para a indagação. ( ) O tema está vinculado ao emergente, a uma concepção disciplinar do conhecimento. ( ) A percepção e a problematização de cultura e currículo. ( ) Com os projetos de trabalho, pretende-se percorrer o caminho que vai do conhecimento à informação. ( ) Nos projetos de trabalho, assumimos uma perspectiva multiculturalista.
A sequência está correta em
  • A V, V, F, F, F, V, F, V.
  • B F, F, V, F, V, F, F, V.
  • C V, F, F, V, V, V, V, V.
  • D F, V, V, F, F, F, V, F.
  • E V, F, F, V, V, F, F, F.