Questões de Gestão de Serviços de Informação (Biblioteconomia)

Limpar Busca

No processo de implantação de tecnologias assistivas, a biblioteca deve promover ações junto à instituição que permitam implantar soluções necessárias para o atendimento das pessoas com deficiência.
São ações de inclusão assistiva em bibliotecas, EXCETO:

  • A Adequar os conjuntos de softwares e hardwares projetados especialmente para tornar o computador acessível aos indivíduos com dificuldades sensoriais e motoras.
  • B Estabelecer um protocolo padrão de procedimentos de atendimento a pessoas com deficiência.
  • C Implementar soluções tecnológicas, a partir do levantamento dos tipos de limitações mais presentes na comunidade a que a biblioteca atende.
  • D Promover a autonomia e independência de usuários com deficiência, associando as tecnologias de informação e tecnologias assistivas para otimizar o acesso aos conteúdos, contribuindo para a superação de limites.
A biblioteca de um órgão estadual dedicado ao planejamento definiu como critério de seleção para fontes primárias de informação estatística que os dados possibilitem a comparação com dados coletados por diversos órgãos. Considerando essa situação, é correto afirmar que a característica a ser observada durante o processo de seleção é:
  • A Atualidade.
  • B Formatação.
  • C Padronização.
  • D Continuidade.
  • E Acessibilidade.

Na biblioteca pública, o serviço que possibilita ao usuário um tempo maior para leitura e estudo, já que muitas vezes os horários das bibliotecas não coincidem com as horas livres das pessoas, é o serviço de

  • A empréstimo domiciliar.
  • B extensão.
  • C memória local.
  • D orientação de usuários.

Acerca dos centros de documentação e informação (CDI), julgue o item a seguir. 


Os serviços oferecidos por um CDI incluem o fornecimento de documentos do acervo da instituição e a obtenção de documentos disponíveis em outras instituições.

  • Certo
  • Errado

Acerca dos centros de documentação e informação (CDI), julgue o item a seguir. 


O serviço de informação não pode ser classificado como satisfatório quando ele não consegue fornecer a informação demandada por um usuário, ainda que providencie recursos para que o usuário obtenha o que deseja.

  • Certo
  • Errado