Questões de Gestão de Sistemas Viários (Engenharia de Transportes e Trânsito)

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Apesar de apresentarem desvantagens de comprimento de percurso e de dispêndio de energia, as passagens subterrâneas ou passarelas podem evitar longas esperas por uma oportunidade de atravessar a corrente de tráfego, além de preservarem o pedestre do medo de um acidente atravessando em nível. Ainda que as características locais sejam fundamentais, na Figura 1 a seguir, é apresentado um critério preliminar para definir se a travessia de uma via com velocidade de até 60 km/h deve ser feita em desnível.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas Figura 1: Fluxos que justificam a implantação de passarelas Fonte: Direction des Ponts et de la Circulation Routière
Tendo como base as informações da Figura 1, disponível no Manual de Projetos de Interseções do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), e os conhecimentos de travessias de pedestres em desnível, analise as afirmativas abaixo.
I. O gráfico da Figura 1 aponta que a escolha entre uma travessia em nível e uma travessia em desnível depende da quantidade de pedestres e de veículos que passam pelo local.
II. De acordo com a Figura 1, para uma quantidade de pedestres acima de 2.000 pedestres/hora (dois mil pedestres/hora), a travessia em desnível é sempre indicada.
III. De acordo com a Figura 1, quando a quantidade de pedestres está acima de 1.000 pedestres/hora (mil pedestres/hora), a travessia em nível é indicada para qualquer quantidade de veículos/hora.
IV. Considerando uma quantidade de 2.500 pedestres/hora (dois mil e quinhentos pedestres/hora), para os valores acima de 1.000 veículos/hora (mil veículos/hora) abordados no gráfico da Figura 1, a travessia em desnível é sempre indicada.
V. Em relação às travessias em desnível, as passagens subterrâneas apresentam custo superior quando comparadas às passarelas. Entretanto, protegem melhor o pedestre em caso de mau tempo e possuem menor interferência do ponto de vista urbanístico.
Estão corretas as afirmativas: 
  • A I e III apenas
  • B II e IV apenas
  • C I, II e V apenas
  • D I, IV e V apenas
“Empreendimentos de grande porte que atraem ou produzem grande número de viagens, causando reflexos negativos na circulação viária em seu entorno imediato e, em alguns casos, prejudicando a acessibilidade da região, além de agravar as condições de segurança de veículos e pedestres”. A que o enunciado se refere?
  • A Lojas comerciais típicas.
  • B Implantação de sinalização semafórica.
  • C Mobilidade urbana.
  • D Estacionamentos.
  • E Polos Geradores de Viagem.

Considere uma aproximação com volume horário igual a 1800 Veq/h, fluxo de saturação de 3600 Veq/htv e tempo de ciclo igual a 40 segundos.


Onde: Veq = veículo equivalente;

htv = hora de tempo de verde.


Sabendo que a taxa de ocupação da aproximação é igual a 0,5, a capacidade da aproximação estará superada quando a porcentagem do tempo efetivo de verde e o grau de saturação forem, respectivamente,

  • A 1,0 e 0,5.
  • B 1,25 e 0,4.
  • C 1,0 e 1,0.
  • D 0,5 e 1,0.
  • E 0,4 e 1,25.

A figura a seguir apresenta uma intersecção de duas vias, ambas com duplo sentido de circulação, onde podem ocorrer conflitos de cruzamentos, divergentes e convergentes.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Assinale a alternativa que apresenta corretamente a quantidade de conflitos total e por tipo, no cruzamento.

  • A 32 conflitos no total, sendo 16 de cruzamento, 8 convergentes e 8 divergentes.
  • B 28 conflitos no total, sendo 16 de cruzamento, 6 divergentes e 6 convergentes.
  • C 28 conflitos no total, sendo 4 de cruzamento, 12 convergentes e 12 divergentes.
  • D 32 conflitos no total, sendo 4 de cruzamento, 14 convergentes e 14 divergentes.
  • E 28 conflitos no total, sendo 12 de cruzamento, 8 convergentes e 8 divergentes.

Uma pesquisa de contagem volumétrica foi realizada em um trecho de uma via expressa que contém três faixas de tráfego de mesma mão direcional, no período de 07h as 09h. As seguintes quantidades de veículos por faixa foram obtidas:
• Faixa da direita: 373 veículos; • Faixa central: 312 veículos; • Faixa da esquerda: 355 veículos.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o fluxo de tráfego desse trecho de via.

  • A 1.040,0 veículos/hora.
  • B 373,0 veículos/hora.
  • C 17,3 veículos/minuto.
  • D 8,7 veículos/minuto.