Questões de Gestão Democrática (Pedagogia)

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Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre professor e aluno na Pedagogia Crítico-social dos Conteúdos.
  • A Elimina-se, por pressuposto, toda relação de autoridade, sob pena de esta inviabilizar o trabalho de conscientização, de “aproximação de consciências”.
  • B O esforço do professor em abrir perspectivas a partir dos conteúdos implica envolvimento com o contexto de vida dos alunos, tendo consciência dos contrastes entre sua própria cultura e a deles.
  • C O professor é um especialista em relações humanas, ao garantir o clima de relacionamento pessoal e autêntico. “Ausentar-se” é a melhor forma de respeito e aceitação plena do aluno. Toda intervenção é ameaçadora, inibidora da aprendizagem.
  • D Não há lugar privilegiado para o professor, antes, seu papel é auxiliar o desenvolvimento livre e espontâneo da criança – se intervém, é para dar forma ao raciocínio dela.
  • E A pedagogia institucional visa, “em primeiro lugar, transformar a relação professor-aluno no sentido da não diretividade, isto é, considerar desde o início a ineficácia e a nocividade de todos os métodos à base de obrigações e ameaças”.
“Segundo Menezes (2001), em 1932 foi publicado o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, defendendo a laicidade, gratuidade, obrigatoriedade e coeducação no ensino público”. Complete as sentenças com as palavras adequadas e marque qual a alternativa é correta:
I - O Manifesto foi um documento escrito por educadores e circulou em âmbito nacional com a finalidade de oferecer _______________ para uma política de educação. II - Segundo o documento, a causa principal dos problemas na educação está na “na falta, em quase todos os planos e iniciativas, da ________________ dos fins de educação (aspecto filosófico e social) e da aplicação (aspecto técnico) dos métodos científicos aos problemas de educação”. III - O grupo defendia novos ideais de educação e lutavam contra o _________________ dominante. IV - A educação nova, segundo o Manifesto, propunha “servir não aos _______________ de classes, mas aos do indivíduo, e que se funda sobre o princípio da vinculação da escola com o meio social”. V - O documento defendia ainda a educação como uma função essencialmente pública. A ________________ no Brasil era um dos pontos importantes abordado no Manifesto. Nesse sentido, o governo federal deveria defender bases e princípios únicos para a educação, mas sem ignorar as características regionais de cada comunidade.

  • A Determinação, organização, contexto, dominadores, sistematização.  
  • B Diretrizes, determinação, empirismo, interesses, democracia. 
  • C Organização, filosofia, panorama, objetivos, educação.  
  • D Subsídios, reorganização, setor, métodos, hierarquia. 
  • E Normativas, sistematização, empirismo, objetivos, educação.  

Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir, considerando a discussão sobre gestão escolar.

“A ______________, numa concepção ________________, efetiva-se por meio da _________________ dos sujeitos sociais envolvidos com a comunidade escolar, na elaboração e construção de seus projetos, como também nos processos de decisão, de escolhas coletivas e nas vivências e aprendizagens de cidadania.”

Fonte: Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=585-gestao-da-educacao-escolar&Itemid=30192

Acesso em: 8 out. 2022


Os termos que preenchem corretamente as lacunas da afirmação são: 

  • A administração escolar / autoritária / alienação.
  • B gestão escolar / democrática / alienação
  • C gestão escolar / democrática / participação.
  • D gestão escolar / semidemocrática / afirmação.
Uma escola democrática e participativa que pretenda integrar-se às exigências do século XXI, planeja coletivamente os processos educativos e pedagógicos visando uma formação cidadã e inclusiva. Com base nessa reflexão, assinale a alternativa correta.
  • A A escola do século XXI visa o desenvolvimento das potencialidades individuais
  • B A escola do século XXI deve promover ações repressoras
  • C A escola do século XXI visa uma educação que valoriza as diferenças pela convivência entre os pares
  • D A escola democrática é desencadeadora de ações coercitivas
  • E A escola democrática visa a manutenção do ensino tradicional
As Relações socioeconômicas e político-culturais da educação, comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática, necessariamente implica
  • A considerar a organização escolar e as carências dos estudantes.
  • B fortalecer práticas tecnicistas que, ao longo da história, valorizaram as diferenças individuais.
  • C promover o respeito, a valorização e o convívio com a diversidade, necessários na vida em comunidade.
  • D tornar acessíveis, discriminadamente, elementos da cultura que enriqueçam o desenvolvimento pessoal dos estudantes.
  • E privilegiar práticas que se voltem para os cuidados físicos, partindo da concepção de que o aluno é carente, frágil e dependente.