Questões de Gestão do conhecimento e da Informação (Biblioteconomia)

Limpar Busca

Analisar as seguintes etapas:
1) Definição de objetivos. 2) Definição de requisitos. 3) Elaboração. 4) Implementação. 5) Avaliação.
As etapas acima se referem à:

  • A Metodologia científica para estudos na área de informação.
  • B Normas da ABNT para gerenciamento de bibliotecas.
  • C Projeto e gerenciamento de sistemas de informação.
  • D Métodos técnicos para digitalização de acervos.

Assinale a alternativa correta com relação ao assunto Gestão do Conhecimento.

  • A Conhecimento explícito é o conhecimento construído a partir das experiências vividas pelo indivíduo, compreende a cognição dos indivíduos, enquanto o mesmo observa o seu mundo a partir de diversos ambientes.
  • B Gestão do Conhecimento é a estratégia que transforma bens intelectuais da organização - informações registradas e o talento dos seus membros - em maior produtividade, novos valores e aumento de competitividade.
  • C O conhecimento tácito é o que se consegue facilmente transmitir, sistematizar e comunicar entre os indivíduos em linguagem formal, permitindo a sua disseminação e partilha de forma fácil por intermédio de livros, gravações, portais ou transmitido através de correio eletrônico ou por via impressa.
  • D A conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito é um processo denominado socialização e envolve, por exemplo, a conversação entre os colegas da equipe de que resulta uma reflexão grupal.
  • E A conversão do conhecimento tácito em conhecimento tácito é um processo denominado internalização e envolve, por exemplo, a conversação entre os colegas da equipe de que resulta uma reflexão grupal.

A noção de conhecimento tácito e sua relação com o conhecimento explícito é essencial para a Gestão do Conhecimento. Nesse sentido, pode-se identificar vários modos de conversão de conhecimento. Quando ocorre a passagem do tácito para o explícito, tem-se a

  • A externalização.
  • B socialização.
  • C internalização.
  • D combinação.
  • E coletivização.

Sobre os processos de conversão do conhecimento, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Socialização.

2. Externalização.

3. Combinação.

4. Internalização.


Coluna 2

( ) Processo de incorporar conhecimento explícito em tácito, aprender fazendo.

( ) Processo de articular conhecimento tácito em conceitos explícitos.

( ) Processo de agregar conhecimentos explícitos, novos ou já existentes, num sistema de conhecimento.

( ) Processo de criar conhecimento tácito a partir da partilha de experiências.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 1 – 3 – 4 – 2.
  • B 2 – 1 – 3 – 4.
  • C 3 – 2 – 1 – 4.
  • D 4 – 3 – 2 – 1.
  • E 4 – 2 – 3 – 1.

Analise a citação a seguir:

“Conjunto de estratégias para criar, adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento, bem como estabelecer fluxos que garantam a informação necessária há tempo e formato adequados, a fim de auxiliar na geração de ideias, solução de problemas e tomada de decisão”.

A que se refere essa definição?

  • A Inteligência organizacional.
  • B Aprendizagem organizacional.
  • C Gestão do conhecimento.
  • D Gestão da aprendizagem.
  • E Conhecimento corporativo.