Questões de Gestão e Organização da Sala de Aula (Pedagogia)

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Segundo o Regulamento Acadêmico da Graduação da UFJF, em seu artigo 61, “O regime acadêmico especial se caracteriza pela aplicação de avaliações complementares em prazos e condições diversos daqueles definidos no calendário acadêmico vigente, somente nas atividades acadêmicas em que a discente ou o discente tenha realizado a matrícula”.
O regime acadêmico especial é assegurado às discentes e aos discentes

  • A que tiveram integralizados pelo menos 90% da carga horária necessária para a conclusão do seu curso até o semestre letivo imediatamente anterior e que apresentem justificativa para obter o regime acadêmico especial para fins de colação de grau antecipada.
  • B que tiveram integralizados pelo menos 75% da carga horária necessária para a conclusão do seu curso até o semestre letivo imediatamente anterior e que apresentem justificativa para obter o regime acadêmico especial para fins de colação de grau antecipada.
  • C que tiveram integralizados pelo menos 90% da carga horária necessária para a conclusão do seu curso até o semestre letivo imediatamente anterior e que julgarem que seu conhecimento já os permite solicitar colação de grau antecipada.
  • D intercambistas aparadas(os) por convênios previamente aprovados pela UFJF, que já cursaram ou tenham condições de cursar pelo menos 75% dos dias letivos previstos no calendário acadêmico vigente e que requeiram o amparo deste regime acadêmico especial no ato da matrícula ou no momento do aceite do intercâmbio.
  • E intercambistas amparadas(os) por convênios previamente aprovados pela UFJF, que já cursaram ou tenham condições de cursar pelo menos 90% dos dias letivos previstos no calendário acadêmico vigente e que requeiram o amparo deste regime acadêmico especial no ato da matrícula ou no momento do aceite do intercâmbio.

Analise as afirmativas a seguir relativas às Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos Superiores.
I. Um destaque a ser dado junto às novas DCNs perpassa o processo avaliativo, que foi organizado como um reforço, em relação ao aprendizado e ao desenvolvimento das competências dos estudantes.
II. As Diretrizes Curriculares Nacionais tratam de forma ampla, flexível e geral os fatores constitutivos dos currículos dos cursos superiores.
III. As Diretrizes Curriculares Nacionais devem fomentar as atividades acadêmicas de forma articulada à pesquisa e extensão, em integração a programas de pesquisa, de pós-graduação stricto sensu, e a políticas de extensão.
IV. As Diretrizes Curriculares Nacionais devem estimular as Instituições de Ensino Superior (IES), para que, a partir da análise do perfil dos seus ingressantes, adotem sistemas de acolhimento e nivelamento visando diminuir a retenção e a evasão escolar ao longo do curso.
Estão corretas as afirmativas

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e III, apenas.
  • E I, II, III e IV.

Segundo o Regulamento Acadêmico da Graduação, aprovado pela Resolução nº 23/2016, da Universidade Federal de Juiz de Fora, em seu artigo 1º, é incorreto afirmar:

  • A Entende-se por “alteração curricular” uma ou mais alterações pontuais na matriz curricular que não implique mudança na carga horária total do curso de graduação.
  • B Entende-se por “atividade acadêmica eletiva” a atividade destinada à formação da cultura geral, em qualquer área do conhecimento, de livre escolha da discente ou do discente podendo ser sugerida pelo PPC do curso.
  • C Entende-se por “disciplinas” as atividades acadêmicas com conteúdo programático específico, previsto no seu plano de curso, desenvolvida em um período letivo.
  • D Entende-se por “atividade acadêmica” toda ou qualquer forma de estudo relevante para que a discente ou o discente obtenha os saberes, as competências, as habilidades e as atitudes necessárias à sua formação universitária.
  • E Entende-se por “currículo pleno” conjunto de todas as atividades acadêmicas, aprovado pelo Conselho Setorial de Graduação, necessário para a integralização da carga horária de um curso, inserido em seu PPC.

Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos Superiores (DCNs), no que diz respeito ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC) dos cursos de graduação, assinale a alternativa incorreta.

  • A O PPC deve adotar metodologias ativas de aprendizagem, buscando promover uma educação mais centrada no discente.
  • B O PPC deve privilegiar atividades que articulem a teoria, a prática e o contexto de sua aplicação.
  • C O PPC deve implementar, desde o início do curso, as atividades que promovam a integração e a interdisciplinaridade de modo coerente com o eixo de desenvolvimento curricular.
  • D O PPC deve buscar a interação das atividades de pesquisa e da pós-graduação, com as do aprendizado dos conteúdos do curso.
  • E O PPC deve estabelecer o estágio curricular supervisionado, como componente curricular optativo do curso, e o conjunto de atividades práticas relacionadas ao aprendizado.

Sobre o processo de organização das atividades do curso de ensino superior, de acordo com o que demonstram as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos Superiores, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
(   ) As DCNs preveem que as atividades do curso sejam organizadas a partir de disciplinas isoladamente capazes de expressar temas de aprendizagem relacionados às áreas básicas, específicas, práticas, interdisciplinares e transdisciplinares ao curso.
(   ) Devem ser previstas práticas reais de aprendizagem, a ser realizadas em organizações que desenvolvam ou apliquem as atividades relacionadas ao curso, com acompanhamento por meio de relatórios e avaliação individualizados durante o período das atividades.
(   ) O número de horas do estágio curricular deve corresponder a 20% do total de horas do curso, salvo nos casos de determinações legais em contrário.
(   ) As DCNs devem estabelecer que as atividades do curso estejam relacionadas à inovação, às novas tecnologias de informação, ao ensino-aprendizado e à ampliação de atividades interdisciplinares, a critério do Projeto Pedagógico do Curso.
Assinale a sequência correta.

  • A V F V F
  • B F V F V
  • C V F F V
  • D F V V F
  • E F F V V