Questões de Gestão por Competências (Psicologia)

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A competência interpessoal tem sido compreendida como inerente ao processo de transformação que vem ocorrendo no mundo do trabalho. A respeito da competência interpessoal, assinale a afirmativa correta.
  • A A habilidade de lidar eficazmente e de forma adequada com relações interpessoais e com as exigências de uma situação descreve competência interpessoal.
  • B A competência interpessoal decorre das exigências e demandas de trabalho para o estabelecimento de interações hierárquicas satisfatórias para otimizar as tarefas e os resultados.
  • C A habilidade de lidar com demandas e exigências do contexto de trabalho visando extinguir autopercepção de cada integrante da organização para favorecer a percepção coletiva.
  • D A competência interpessoal é a interpretação de conteúdo cognitivo e da relação afetiva em qualquer situação interpessoal no trabalho visando resultados, sobretudo solução de conflitos.
Desde o início do século XXI, mesmo com divergências da literatura quanto ao conceito de competência interpessoal, é possível notar indicadores de consenso entre as concepções atualmente vigentes. Analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.
I. “A competência interpessoal é entendida como um conjunto de atributos pessoais, relacionados ao conhecimento (saberes acumulados); habilidades (saber fazer); e, atitudes (valores) (CHA), que são necessários para o bom desenvolvimento do exercício laboral (profissional e organizacional) e as realizações exitosas.”
PORQUE
II. “Além de necessária ao profissional de liderança na atualidade, o habilita a atuar de forma eficaz no âmbito das relações interpessoais, diante das mais diversas situações.”
Assinale a alternativa correta.
  • A A afirmativa I é verdadeira; a II é falsa em relação à competência interpessoal.
  • B A afirmativa I é falsa, mas a II é verdadeira em relação ao perfil do líder na atualidade.
  • C As afirmativas I e II são falsas e ambas se referem, respectivamente, a perfil do líder contemporâneo e a sua forma de atuação organizacional.
  • D As afirmativas I e II são verdadeiras; a I se refere a conceito e características da competência interpessoal e a II explica a relevância desta habilidade na atuação profissional do líder.
No âmbito das lideranças, as competências interpessoais têm se revelado cada vez mais importantes, principalmente pela necessidade de elas estarem associadas à adoção de uma nova mentalidade sobre o mundo do trabalho. Sobre a competências interpessoais dos líderes contemporâneos, assinale a afirmativa correta.
  • A Privilegiar pessoas com as quais se identificam em detrimento a outras com as quais não se identificam por motivos étnicos, religiosos, visto que isso precisa se desprender da organização.
  • B Transformar-se e transformar as pessoas ao redor, elevando o nível de conhecimento, aperfeiçoando comportamentos na direção de maiores e melhores resultados de pessoas e organização.
  • C Transformar-se frente às diferenças culturais, reconhecendo que a sociedade globalizada é um contexto cosmopolita; porém, sem quaisquer interferências desse reconhecimento nas estratégias para melhores e maiores resultados.
  • D Privilegiar ações desconsiderando seu envolvimento em diferentes tarefas necessárias ao grupo, bem como a mudança no comportamento que inclua descentralização do poder; do conhecimento; e, da habilidade de planejar e delegar tarefas.
As competências podem ser classificadas como humanas ou organizacionais. Quanto ao processo de gestão de competência pode-se afirmar que é do tipo: 
  • A neutra, em que as diferentes competências não têm relação entre si
  • B bottom-up, em que as competências humanas determinam as competências da organização
  • C top-down, em que as competências essenciais da organização determinam as competências humanas 
  • D circular, envolvendo os diversos níveis da organização, desde o corporativo até o individual, passando pelo divisional e o grupal

Na educação, o conceito de competências está ligado à formação da pessoa, ao desenvolvimento das habilidades e à estimulação das atitudes (Grant, 1975), razão pela qual sua definição é um conjunto de habilidades e comportamentos dos indivíduos passíveis de treinamento. Dessa maneira, Senge (1990) propõe um modelo de empresa em que a aprendizagem, além de ser contínua, precisa ser acumulativa e “distribuída” para todos. Ambos os nascedouros do conceito de “competência” foram convenientes para uma transposição e uma nova forma de administrar os recursos humanos nas empresas: a junção da vertente educacional, voltada para o aprimoramento das pessoas, e da vertente estratégica, calcada na identificação e no desenvolvimento das competências organizacionais, a fim de que as empresas obtenham competitividade. Nas empresas e instituições públicas, a sigla “CHA” é empregada para designar a tríade conhecimento, habilidade e atitude, e representa uma técnica usada pela gestão de pessoas para a prática da gestão por competência. Com o objetivo de observar os elementos “CHA” em cada colaborador para definir a melhor forma de alocar recursos, promover treinamentos e desenvolver pessoas.
Considerando as informações expostas e, ainda, ao que se refere “habilidade”, infere-se que o colaborador precisa desenvolver:

  • A Prontidão.
  • B Saber fazer.
  • C Poder fazer.
  • D Querer fazer.
  • E Nível de graduação.