Questões de Grafia de Cargos Compostos (Redação Oficial)

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Quanto à comunicação e à redação de documentos oficiais, julgue o item. 

Em palavras utilizadas para designar cargos e títulos cuja grafia exija o emprego do hífen, é opcional o uso de iniciais maiúsculas ou minúsculas, desde que todos os termos hifenizados sigam a mesma opção de grafia, como nos casos de diretor-geral e Diretor-Geral

  • Certo
  • Errado
Considerando as correspondências oficiais, seu caráter público e sua finalidade, os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma. Com base nessas informações, analise as afirmativas a seguir.
I. Os textos oficiais devem seguir a normatização prescrita pelos dicionários e pelas gramáticas tradicionais.
II. A linguagem utilizada nos gêneros oficiais deve ser rebuscada, repleta de termos formais, técnicos, com vocabulário amplo e refinado.
III. O padrão de linguagem utilizado nas correspondências oficiais deve se pautar na linguagem do cânone literário, com uso de figuras, ambiguidades e polissemia.
IV. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade de quem a elabora, por isso, é natural não caber qualquer tom particular ou pessoal.
Está correto o que se afirma apenas em 
  • A I e II.
  • B I e IV.
  • C II e III.
  • D I, II e III.
  • E I, II e IV.

Com base no Manual de Redação da Presidência da República (3.a edição), julgue o item.


Seguindo-se o padrão ofício estabelecido no Manual de Redação da Presidência da República, em um ofício destinado ao vice-presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 4.a Região, para referir-se ao cargo do destinatário, pode-se optar pela grafia “vice-presidente” ou pela grafia “Vice-Presidente”.

  • Certo
  • Errado