Questões de Grupos Operativos (Psicologia)

Limpar Busca

Foram propostas oficinas de dinâmica de grupo a adolescentes das famílias dos usuários do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com foco na prevenção de situações de risco, tendo em vista o alto índice de violência e uso de drogas na região.
Em relação à oficina de dinâmica de grupo, assinale a alternativa incorreta.

  • A O grupo deve ser desenvolvido com foco na subjetividade de cada um, buscando-se trabalhar os significados afetivos e as vivências relacionadas ao tema a ser discutido.
  • B O grupo deve ser conduzido por um médico, considerando a complexidade do tratamento a usuários de drogas, como álcool, crack e outras substâncias que geram o vício.
  • C A análise e compreensão pelos participantes de sua dinâmica interna e externa, referida ao contexto sócio-histórico é um dos objetivos do trabalho em grupo.
  • D A relação de confiança é fundamental para propiciar ao grupo a interação interpessoal, a abertura para comunicação e a discussão dos problemas, mantendo-se o sigilo em relação ao processo.

O grupo operativo configura-se como um modo de intervenção, organização e resolução de problemas grupais, baseado em uma teoria desenvolvida por Enrique Pichon-Rivière e conhecida como Teoria

  • A dos Afetos.
  • B da Sinergia.
  • C de Engajamento.
  • D de Sensibilização.
  • E do Vínculo.

Em relação aos grupos operativos, é correto afirmar:

  • A A técnica do grupo operativo pressupõe a tarefa implícita (aprendizagem, diagnóstico ou tratamento), a tarefa explícita (o modo como cada integrante vivencia o grupo) e o enquadre que são os elementos fixos (o tempo, a duração, a frequência, a função do coordenador e do observador).
  • B O líder de mudança surge no momento em que o que foi explicitado pelo porta-voz é rejeitado pelo grupo contribuindo para o movimento dialético grupal.
  • C A técnica de grupo operativo consiste em um trabalho com grupos, cujo objetivo não é promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos. Aprender em grupo significa uma leitura crítica da realidade, uma atitude investigadora, uma abertura para as dúvidas e para as novas inquietações.
  • D Ainda que seja a iniciadora de práticas sociais, a escola não pode ser considerada um meio para a constituição de grupos.
  • E Na concepção de Pichon-Rivière, o grupo apresenta-se como instrumento de transformação da realidade, e seus integrantes passam a estabelecer relações grupais que vão se constituindo, na medida em que começam a partilhar objetivos comuns, a ter uma participação criativa e crítica e a poder perceber como interagem e se vinculam.

A técnica dos grupos operativos foi introduzida por Pichon-Rivière e está centrada na:

  • A Aprendizagem.
  • B Cooperação.
  • C Tarefa.
  • D Ação interpessoal.

As intervenções grupais são ferramentas metodológicas fundamentais em práticas de saúde, tendo em vista o fortalecimento de rede social, bem como a busca de saídas comuns em face de dificuldades que chegam aos serviços, sobretudo na atenção primária. Sobre fundamentos do trabalho grupal, na perspectiva de grupos operativos, pode ser considerado INCORRETO.

  • A Além de ter objetivos claramente definidos, o grupo deve ser planejado acerca da de seus espaços e horários e um conjunto de regras voltadas ao seu funcionamento.
  • B Os grupos não são somatório de indivíduos, mas uma nova entidade, com leis e mecanismos próprios, que são alvo do trabalho do facilitador de um grupo.
  • C O número de componentes de um grupo deve possibilitar a comunicação, tanto visual, como auditiva e conceitual, o que deve ser planejado na constituição de um grupo.
  • D O trabalho de condução de grupos deve se desviar das interações afetivas, bem como de desempenho de diferentes papeis, visando a homogeneidade.