Questões de Henri Wallon (Pedagogia)

Limpar Busca
“A abordagem Sociocultural difere das demais, por colocar no centro do processo ensino-aprendizagem os contextos político, econômico, social e cultural em que ocorre a ação educativa. Um importante representante dessa concepção é _______________________, que pauta seus estudos sobre as origens e a evolução da consciência do homem no Materialismo Histórico. À luz de tal concepção, o autor revela a relação entre linguagem, consciência e constituição da identidade. Ao conceber a aprendizagem como processo sócio- -histórico mediado pela cultura, o estudioso aponta a íntima articulação da aprendizagem com os esquemas de significação e com os quatro planos de desenvolvimento: Filogenético; Ontogenético; Sociogenético e Microgenético.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  • A Carl Rogers 
  • B Jean Piaget
  • C Henri Wallon
  • D Jerome Bruner
  • E Lev Semenovitch Vygotsky

As concepções de aprendizagem de Piaget, Vygotsky e Wallon podem ser consideradas o tripé das teorias que auxiliam os professores e pesquisadores a compreender a inteligência, o aprendizado e o desenvolvimento. Nomeie as assertivas abaixo com o autor correspondente:
I. _________________ O desenvolvimento cognitivo e afetivo se dá em estágios de maneira descontínua, a partir do potencial genético, inerente a espécie, e a fatores ambientais e socioculturais.
II. _________________ O desenvolvimento da estrutura cognitiva humana é um processo que se dá na apropriação da experiência histórica e cultural.
III. ________________Privilegiava a maturação biológica como condição ao desenvolvimento cognitivo.
A sequência correta de cima para baixo é:

  • A I. Piaget; II. Vygotsky; III. Wallon.
  • B I. Wallon; II. Vygotsky; III. Piaget.
  • C I. Vygotsky; II. Wallon; III. Piaget.
  • D I. Wallon; II. Piaget; III. Vygotsky.

Nas teorias psicogenéticas de Wallon (2007), Piaget (1978) e Vygotsky (2007), o brincar assume lugar de destaque, estabelecendo uma estreita relação entre _________ e, consequentemente, com implicações no contexto educacional.
Assinale a alternativa que completa o espaço do excerto:

  • A o desenvolvimento e a aprendizagem
  • B o desenvolvimento e a criatividade
  • C a aprendizagem e a criatividade
  • D a aprendizagem e a intencionalidade pedagógica
  • E o desenvolvimento e o contexto social

Assinale a alternativa correta a respeito da teoria do desenvolvimento segundo Henri Wallon.

  • A Para Wallon, a criança não é essencialmente emocional, o que a leva a se constituir rapidamente em um ser sociocognitivo.
  • B A compreensão das coisas pelas crianças, em seus primeiros três anos de vida, não depende dos outros, visto que elas se diferenciam do ambiente humano no qual se encontram.
  • C Antes de falar, a criança se comunica pela imitação, em um processo pelo qual forma sua subjetividade e expressa seu desejo de participar e de se diferenciar do outro como sujeito próprio.
  • D As crianças só se comunicam e se constituem como sujeitos com significado depois do surgimento da linguagem falada.
  • E Wallon defende que toda criança cresce de maneira linear, em determinados estágios de desenvolvimento, nos quais se desenvolve a partir de seus conflitos internos.

Se considerarmos a Teoria Psicogenética de Henri Wallon, que dimensão humana ocupa o lugar central na construção da pessoa e do conhecimento?

  • A Dimensão social
  • B Dimensão sexual
  • C Dimensão afetiva
  • D Dimensão amorosa
  • E Dimensão intelectual