Questões de História, Atualidades e Tendências em Design (Design Gráfico)

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Leia o trecho a seguir, selecionado do livro “Uma introdução à história do design”, de Rafael Cardoso:

O design é fruto de três grandes processos históricos que ocorreram de modo interligado e concomitante, em escala mundial, entre os séculos 19 e 20. O primeiro destes é a industrialização: a reorganização da fabricação e distribuição de bens para abranger um leque cada vez maior e mais diversificado de produtos e consumidores. O segundo é a urbanização moderna: a ampliação e adequação das concentrações de população em grandes metrópoles, acima de um milhão de habitantes. O terceiro pode ser chamado de globalização: a interação de redes de comércio, transportes e comunicação, assim como dos sistemas financeiro e jurídico que regulam o funcionamento das mesmas.
CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Blucher, 2008. p. 22. Sobre a história do design é CORRETO afirmar:

Sobre a história do design é CORRETO afirmar: 

  • A As escolas de design têm um papel importante para desmistificar a pseudorrelação existente entre design, arte e artesanato.
  • B Embora o ofício já existisse, há um acordo formal amplamente ratificado para que só seja considerado designer aquele profissional que tenha se graduado em curso superior de design.
  • C Entende-se que os primeiros designers eram operários que, por experiência ou habilidade, foram promovidos a uma posição de controle e concepção, em relação às outras etapas do processo de trabalho.
  • D Entende-se que os primeiros designers eram operários que, por experiência ou habilidade, foram promovidos a uma posição de controle e concepção, em relação às outras etapas do processo de trabalho.

Buscamos, através de nossa percepção visual, formas simples e ordenadas em tudo que vemos. A teoria da Gestalt nos mostra que, tanto no estudo e na criação de formas bi e tridimensionais como na organização de objetos em espaços, a simplicidade é a característica formal de padrões visuais de mais fácil reconhecimento perceptivo.

Sobre a teoria da Gestalt e sua aplicação em processos de design, é CORRETO afirmar:

  • A A pregnância da forma é a lei básica da percepção visual da Gestalt. De acordo com esse princípio, um objeto com alta pregnância é aquele que tende para o mais simples, equilibrado, homogêneo, ao mesmo tempo que é repleto de irregularidades.
  • B A segregação da forma consiste no trabalho das características semelhantes dos estímulos produzidos pelo campo visual e é um dos princípios mais elementares da Gestalt.
  • C O fator fechamento na teoria da Gestalt pode ser definido como a impressão visual de como as partes se sucedem por meio da organização perceptiva da forma de modo coerente, sem quebras; ou seja: fechadas.
  • D Proximidade e semelhança são dois elementos da Gestalt que, muitas vezes, são trabalhados mutuamente para formar unidades e unificar a forma.

Leia o trecho a seguir, selecionado do livro “Uma introdução à história do design”, de Rafael Cardoso:

O design é fruto de três grandes processos históricos que ocorreram de modo interligado e concomitante, em escala mundial, entre os séculos 19 e 20. O primeiro destes é a industrialização: a reorganização da fabricação e distribuição de bens para abranger um leque cada vez maior e mais diversificado de produtos e consumidores. O segundo é a urbanização moderna: a ampliação e adequação das concentrações de população em grandes metrópoles, acima de um milhão de habitantes. O terceiro pode ser chamado de globalização: a interação de redes de comércio, transportes e comunicação, assim como dos sistemas financeiro e jurídico que regulam o funcionamento das mesmas.

CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Blucher, 2008. p. 22.


Sobre a história do design é CORRETO afirmar:

  • A As escolas de design têm um papel importante para desmistificar a pseudorrelação existente entre design, arte e artesanato.
  • B Embora o ofício já existisse, há um acordo formal amplamente ratificado para que só seja considerado designer aquele profissional que tenha se graduado em curso superior de design.
  • C Entende-se que os primeiros designers eram operários que, por experiência ou habilidade, foram promovidos a uma posição de controle e concepção, em relação às outras etapas do processo de trabalho.
  • D O design e o designer são produtos formais do movimento modernista que se concretiza no século 20.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A composição visual do cartaz para a Copa do Mundo de 2018 não homenageia só o Russo Yashin, o maior goleiro de todos os tempos, mas um estilo visual que igualmente encantou o mundo. Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2017/11/1938846-poster-oficial-da-copa-domundo-de-2018-homenageia-goleiro-russo-yashin.shtml
Sobre o estilo da arte, é CORRETO afirmar:
  • A Foi feita em estilo punk "Sex pistols", sob forte influência americana do pósGuerra Fria.
  • B Foi feito no estilo Bauhaus, que consistia em design simples e direto, ângulos provocadores e colagens
  • C Foi feito no estilo construtivista, muito popular nos anos 1910 e que consiste em formas geométricas mescladas a cores primárias, fotomontagem e tipografia sem serifa.
  • D Foi uma influência do movimento conhecido como De Stijl, que viria, por sua vez, influenciar artistas como Mondrian.

No início do cinema, a velocidade de filmagem oscilava e dependia exclusivamente do operador de câmera, que precisava girar uma manivela manualmente. Com a popularização dos motores elétricos, as câmeras de cinema passaram a operar com uma velocidade fixa constante, que se tornou um padrão mundial da indústria cinematográfica.  
Qual é essa velocidade? 

  • A 18 fps.
  • B 23,98 fps.
  • C 24 fps.
  • D 25 fps.
  • E 29,97 fps.