Questões de História da Arte e Educação (Educação Artística)

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A Dança no contexto escolar, pode contribuir para a formação da criança na medida em que ação educativa criadora ativa estiver centrada no aluno. Desta maneira, a Dança participará de todo o contexto escolar e não mais ficará relegada somente às festas juninas e aos demais festejos escolares; atuará ativamente na interdisciplinaridade, na qual tem sentido profundo e desempenha papel integrador plural e interdisciplinar no processo formal e não formal da educação. É considerado um fator que prejudica a aceitação da Dança como parte do Currículo Escolar:

  • A Estruturação física inadequada das escolas para recepção da Dança como disciplina.
  • B Ausência de competências e habilidades relacionadas a Dança na BNCC.
  • C Desconhecimento da importância da Dança no contexto escolar por parte dos professores de Artes e Educação Física.
  • D Sexismo e preconceito em relação a gênero.
  • E Falta de consciência corporal e motora por parte dos alunos.
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Disponivel em: https://g1.globo.com/to/tocantins/arraia-dacapital/noticia/2022/06/26/quatro-quadrilhas-do-grupo-especialse-apresentam-na-ultima-noite-do-arraia-da-capital.ghtml. Acesso em 26/01/2023

As quadrilhas juninas representam uma das mais expressivas manifestações da cultura popular brasileira. Desde sua origem, as quadrilhas trazem no seu âmago a marca da invenção e da reelaboração por que passa a cultura. No Tocantins, a cada ano as quadrilhas ganham força, já sendo o principal elemento das festas juninas em vários municípios, entre eles a capital, Palmas. Mais do que isso, tem se constituído espaço de trocas e de comunicação entre comunidades e grupos, os quais se apropriam de um poder de visibilidade e de pertencimento, de forma individual e coletiva. Considerando as quadrilhas juninas do Tocantins, qual alternativa abaixo está incorreta:
  • A As quadrilhas juninas do Tocantins fazem referência a “João Batista”, santo da Igreja Católica, e são carregadas de elementos culturais e religiosos, agregados a outras crenças de forma sincrética. As roupas usadas fazem referência ao estilo caipira, enquanto as canções de arrasta pé embalam as festas no estado. O milho é a base para as comidas da época junina, onde são servidos bolos, canjica e iguarias feitas a partir desse alimento. Ele é motivo de celebração de pessoas devotas. Elas agradecem aos santos pela colheita de milho.
  • B As quadrilhas juninas do Tocantins são exemplos de multiculturalismo e diversidade. O hibridismo têm se tornado característica cada vez mais complexa nas manifestações culturais, que têm buscado estabelecer laços identitários, contrabalanceando-se à fluidez do mundo moderno.
  • C Dentre as motivações para a formação, construção e ressignificação de identidades culturais estão as relações de pertencimento e a necessidade de as pessoas se agruparem, construirem valores compartilhados, em busca de uma segurança dentro do mundo moderno globalizado.
  • D A quadrilha está presente no Brasil inteiro. Cada estado imprime sua identidade, mas a cultura nordestina se solidificou como referência das festas juninas e das quadrilhas. As mudanças no desenvolvimento das quadrilhas juninas ocorrem desde seu sentido comunitário para os agentes promotores locais, passando pela apropriação por outros atores sociais, até a própria reelaboração da comunidade às necessidades globais e de consumo dessas festas.
  • E No Tocantins, as quadrilhas vêm progressivamente se destacando nas competições nacionais. No início, se restringiam a apresentações nas periferias e possuíam pouco ou nenhum espaço. As quadrilhas também se organizaram e a FEQUAJUTO (Federação das quadrilhas Juninas do Tocantins) é a representante e reguladora das competições. A possibilidade de obter maior destaque nacional, a construção da cultura local, a projeção de imagem positiva dentro e fora do Estado, fomentação do turismo, o espaço conquistado na mídia, o crescimento do público são motivações e também realidades que podem ser observadas no circuito de quadrilhas juninas do Tocantins.

Laban inicialmente estudou Arquitetura na Escola de Belas Artes de Paris, interessando-se pela relação entre o movimento humano e o espaço que o circunda. Aos 30 anos mudou-se para Munique e sob a influência seminal do bailarino/coreógrafo Heidi Dzinkowska passou a se dedicar à arte do movimento. Além de seu trabalho criativo e de análise da dança, Laban também se dedicou à realização de propostas de dança desenvolvendo a arte da dança coral,que consiste:

  • A Envolve a participação do público, direta ou indiretamente, sem que haja a separação entre ação e os espectadores, com a intenção de fazer pensar, escandalizar ou chocar, quase sempre como críticas sociais. Sem um enredo, mas com um planejamento, os bailarinos se utilizam do improviso e da espontaneidade, de acordo com as ideias que vão surgindo ao longo da ação.
  • B Performance que combina: dança, canto, diálogos, uso de personagens, cenários e figurinos; situações específicas como: medos, tristezas e outros conflitos humanos são apresentados com um propósito; unidos a todos estes outros elementos, como um amálgama.
  • C É composta de cinco posições, as quais são conhecidas como: primeira posição, segunda posição, terceira posição, quarta posição e quinta posição. Além de reunir uma série de técnicas e movimentos específicos.
  • D Representam um conjunto de danças sociais, peculiares, oriundas de antigos rituais mágicos e religiosos, possuem diversas funções como a comemoração de datas religiosas, homenagens, agradecimentos, saudações às forças espirituais, que são alinhadas à cantigas coletivas.
  • E Propostas de dança para as massas, onde grande número de pessoas se movem juntas segundo uma coreografia de estrutura simples, porém instigante, que permita bailarinos e pessoas leigas dançarem juntas de forma colaborativa.
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Fonte: NEWLOV, J., DALBY, J. (2007), Laban for all. New York: Taylor & Francis Group. Acesso em 20/01/2023
Dentro das práticas de execução de movimentos propostos por Rudolf Laban, a imagem acima faz referência a/ao:
  • A Dimensão
  • B Fluxo
  • C Níveis
  • D Direção
  • E Peso

São considerados métodos de dança clássica, exceto:

  • A Cecchetti
  • B Vaganova
  • C Body Mind Centering (BMC)
  • D Legat
  • E Balanchine