Questões de História da Comunicação Organizacional (Jornalismo)

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Analise as afirmativas abaixo em relação ao Jornalismo Institucional.

1. O Jornalismo tradicional e o institucional, apesar de trabalharem em ambientes diversos, têm os mesmos objetivos na construção da informação: buscar o contraditório e preservar o interesse público. 2. A construção da imagem positiva da instituição é função primordial do Jornalismo institucional. A busca do contraditório poderá ocorrer desde que esteja inserida dentro da estratégia da organização. 3. O Jornalismo institucional preocupa-se com o desenvolvimento da marca, fortalecimento da imagem da organização; portanto, não responde aos preceitos éticos da informação. 4. A comunicação institucional se reserva apenas ao público interno.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 2.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

Sobre o release, analise as assertivas que seguem:

I. No Brasil, o release surgiu no início do século XX, com a finalidade de divulgar atos e ações dos governos, o que conferiu má fama e preconceito ao trabalho de assessoria de imprensa naquela época.
II. Quando o release é utilizado na íntegra, o veículo sempre credita a autoria do texto à assessoria de imprensa que o encaminhou.
III. Chama-se de embargado quando um release é encaminhado ao jornalista com o compromisso de que não seja divulgado antes de uma determinada data ou horário.

Quais estão corretas? 

  • A Apenas I.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Observe a transcrição de um documento histórico, extraído de Chaparro (2018), e analise as assertivas subsequentes.
“Este não é um serviço de imprensa secreto. Todo nosso trabalho é feito às claras. Pretendemos fazer a divulgação de notícias. Isto não é agenciamento de anúncios. Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor na seção comercial, não o usem. Nosso assunto é exato. Maiores detalhes, sobre qualquer questão, serão dados prontamente. E qualquer diretor de jornal interessado será auxiliado, com o maior prazer, na verificação direta de qualquer declaração de fato. Em resumo, nosso plano é divulgar, prontamente, para o bem das empresas e das instituições públicas, com absoluta franqueza, à imprensa e ao público dos Estados Unidos, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o público”.
I. O texto se trata da chamada “Declaração de Princípios”, escrita pelo jornalista americano Ivy Lee, em 1906, e distribuída aos veículos de comunicação, considerada o marco inicial da atividade de assessoria de imprensa, bem como das relações públicas.
II. A partir do estabelecimento de algumas diretrizes éticas e morais, e do compromisso em fornecer notícia e acesso às fontes das organizações, a carta sugere orientações a assessores que balizam a atividade de assessoria de imprensa ainda nos dias de hoje.
III. No Brasil, a atividade de assessoria de imprensa é executada principalmente por profissionais de relações públicas, que conferem maior credibilidade à organização.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

A fotografia foi incorporada aos veículos de comunicação brasileiros desde o primeiro momento em que a tecnologia de impressão permitiu sua reprodução, a partir do século XIX. Nos jornais, incluindo os empresariais, serviu para aumentar a credibilidade dos textos, tendo em vista sua capacidade de atestar a realidade.


Considerando a importância capital do uso da fotografia, o jornalista que atua na comunicação institucional deve ter como requisito conhecer:

  • A noções fundamentais de edição de imagens editoriais
  • B linguagens de programação para banco de dados online
  • C técnicas avançadas de restauração de arquivos iconográficos
  • D layouts publicitários para realização de divulgação informativa

Assinale a opção correta, acerca do surgimento e da expansão da atividade de assessoramento de imprensa e de relações públicas no Brasil.

  • A No Brasil, até o final da Segunda Guerra mundial, a prática das relações públicas se espelhou no modelo francês, cuja característica principal era a não aceitação de jornalistas em assessorias de comunicação.
  • B As relações públicas no Brasil experimentaram uma fase de grande prestígio e expansão, em parte graças ao surgimento da AERP, vinculada à Presidência da República.
  • C Diferentemente do que ocorreu no setor público, as assessorias de relações públicas no setor privado somente deslancharam a partir da década de 70 do século passado.
  • D Apesar de ter conquistado poderes equivalentes a um ministério, em termos de verbas e poder político, o modelo da AERP não se propagou pelas administrações estaduais e municipais.
  • E Até a sua regulamentação como carreira e sua inserção acadêmica como habilitação profissional nos cursos de comunicação social, a formação específica em relações públicas esteve associada ao curso de economia.