No Brasil do século XIX, verifica-se a instauração da Língua Portuguesa como estratégia para desvincular o Brasil da “dependência” linguística de Portugal e França. Barbosa (2020, p. 185) destaca que “é a partir da necessidade de independência da formação linguística que vários fatos inauguram o cenário da educação e também da educação dos surdos brasileiros”.
BARBOSA, P. C. L. Análise de discurso sobre educação de surdos no século XIX: um gesto de leitura. Campinas: Pontes, 2020.
Nesse contexto, assinale a alternativa que NÃO se enquadrava no projeto de educação popular para os surdos.
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A Os surdos eram encarados com números, devido ao interesse de quantificação da educação.
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B No currículo, havia uma educação voltada para hábitos a serem praticados em um lugar social.
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C Foram apresentados esboços da então linguagem de sinais, que foi inserida no processo de instrução dos surdos.
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D Acreditava-se que os surdos não falavam porque eram mudos e, consequentemente, não tinham exercício mental para ser representado por meio da fala.