Questões de História e Geografia do Estado de Goiás (História e Geografia de Estados e Municípios)

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O processo de desenvolvimento do Estado de Goiás foi marcado, a partir do século XVII, por ciclos econômicos semelhantes aos que caracterizaram o desenvolvimento brasileiro na sua totalidade.
Assinale a alternativa que descreva, em ordem cronológica sucessiva, a evolução destes ciclos.
  • A Ciclo da cana-de-açúcar, ciclo da mineração e ciclo agropecuário
  • B Ciclo da mineração, ciclo agropecuário e ciclo industrial
  • C Ciclo do Pau-brasil, ciclo da cana-de-açúcar e ciclo agropecuário
  • D Ciclo industrial, ciclo pós-industrial e ciclo tecnológico
  • E Ciclo do Pau-brasil, ciclo industrial e ciclo da mineração
Assinale a alternativa que não descreve um fenômeno socioeconômico que esteja vinculado a chegada da ferrovia ao Estado de Goiás, em 1913.
  • A Crescimento agrícola
  • B Crescimento comercial
  • C Crescimento populacional
  • D Crescimento urbano
  • E Melhoria nas relações de trabalho
Da mesma forma que o ciclo de mineração em Goiás esteve vinculado ao ciclo minerador do Brasil, que o ciclo agropecuário em Goiás esteve ligado ao ciclo nacional e a regionalização nacional refletiu um processo que ocorria simultaneamente em território goiano, podemos afirmar que a inserção mundial do mercado nacional é refletida e reflete o cenário regional. Assim os aspectos socioeconômicos produtivos (ocupação do território, estrutura fundiária, recursos naturais, natureza e relações da produção), constituem variáveis que podem retardar, promover ou incentivar mudanças regionais e nacionais. A respeito da interligação entre o processo de desenvolvimento nacional e a realidade histórica regional de Goiás, assinale a alternativa correta.
  • A Os obstáculos antepostos ao desenvolvimento regional de Goiás estão ligados a interioridade da sua condição geográfica, a sua tradicional estrutura fundiária composta por latifúndios de pecuária extensiva e débil produção agrícola comercial e a uma pejorativa “desafeição” pelo trabalho por parte do homem goiano
  • B Apesar de guardar semelhanças temporais entre si, o processo de desenvolvimento goiano desprendeu-se qualitativamente do restante do país, principalmente no aspecto de inserção tecnológica dos meios de produção onde o Estado sempre despontou como pioneiro
  • C O processo de desenvolvimento de Goiás manteve estreita relação com o desenvolvimento do Rio de Janeiro em função da comunicabilidade que a ligação geográfica entre os dois estados proporciona, do fato da cidade fluminense ter sido capital do país até sua transferência para Goiás e do desejo poético de uma ligação do Estado com o mar
  • D No que tange aos ciclos de desenvolvimento, podemos afirmar que o ciclo da mineração em Goiás (séc. XVIII) possibilitou a pretos forros, mulatos e brancos pobres o amplo acesso às áreas de extração, o que acabou por definir o perfil humano dos ciclos vindouros
  • E Com decaimento da mineração, o governo colonial incentivou a atividade agropecuária, com a isenção de dízimos, suspensão de medidas que proibiam a navegação fluvial e revogação do alvará que não permitia a instalação de manufaturas na capitania
Desde meados do século XIX, o binômio pecuária extensiva e agricultura de subsistência foi o eixo central da atividade econômica de Goiás. A expansão dos trilhos ferroviários com a criação da Cia. Estrada de Ferro de Goiás, de Araguari/MG até Roncador/GO, foi o motor de uma transformação agrícola e urbanística.
Assinale a alternativa que não apresenta uma consequência desta transformação.
  • A Embora a agricultura de subsistência persistisse nas grandes fazendas de gado, a diversificação e o crescimento do mercado agrícola, devido a possibilidade de escoamento da produção, fizeram a produção de arroz saltar para a quarta maior produção nacional em 1920
  • B A produção de arroz, milho e feijão nas adjacências da nova ferrovia atingiu a metade da produção total do estado em 1920
  • C O crescimento urbano não se verificou na mesma proporção do crescimento econômico, mas a chegada da estrada de ferro fez surgir pequenos aglomerados no entorno de suas paradas. Este fenômeno, porém, não provocou impacto direto nem no modo de vida, nem na distribuição demográfica da população entre área urbana e rural
  • D A valorização das terras nas proximidades da ferrovia, como em Ipameri/GO, cresceu em média 500%, entre 1915 e 1921; as terras mais distantes, como em Anápolis/GO, também sofreram valorização, porém menores, da ordem de 200%
  • E O crescimento demográfico também foi impactado pela chegada da ferrovia; entre 1900 e 1920, a população de Goiás aumentou 100,5%, apesar da densidade demográfica ser de apenas 0,79 hab./km2 , enquanto São Paulo já apresentava um índice de 11,9 hab./km2

Acerca das expedições ao território onde hoje está localizado o estado de Goiás durante o período colonial brasileiro, assinale a alternativa correta.

  • A As tribos indígenas que habitavam a região não sofreram com a presença dos bandeirantes, já que eles estavam no local exclusivamente à procura de ouro.
  • B Alguns aldeamentos foram implantados na região durante o período, os quais, no entanto, serviam, sobretudo, aos interesses dos colonizadores.
  • C O primeiro bandeirante que visitou a região, no ano de 1675, foi Fernão Dias Pais.
  • D No período colonial, na região onde hoje se localiza Goiás, não existiam povos indígenas, tendo as primeiras tribos vindo justamente para trabalhar na extração de ouro.
  • E As bandeiras que vieram para Goiás a partir do século XVIII eram de preação, ou seja, de caça a índios.