Questões de História, Estética e Crítica das Artes Visuais (Artes Visuais)

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O Impressionismo foi um movimento artístico do início do século XX que revolucionou a Arte de seu tempo e abriu portas para as grandes tendências artísticas que se desenvolveram em seguida. Os pintores impressionistas buscavam registrar em suas obras, através da observação direta, as alterações provocadas pela luz nas:

  • A Influências climáticas.
  • B Cores da natureza.
  • C Formas dos objetos.
  • D Linhas e formas.
  • E Emoções das pessoas.

Com sua origem ligada às transformações que o mundo presenciou no fim do século XIX e início do século XX, especialmente após a Primeira Guerra Mundial. Os impactos de um evento dilacerante que causou a morte de aproximadamente 13 milhões de pessoas, entre civis e soldados, não seriam sentidos apenas política ou economicamente. As artes precisaram se reinventar para expressar as questões do século XX. Todos os segmentos artísticos passaram por profundas transformações conceituais e estéticas. Expressionismo, dadaísmo, a música dodecafônica e o surrealismo, entre outros, estão inseridos em um conjunto de movimentos ligados a essas transformações e resultantes de uma incessante busca por novas formas para expressar o que já não podia mais ser dito com as linguagens enraizadas no renascimento. Com a dança não seria diferente. É nesse contexto que identificamos as origens da:

  • A Dança Clássica
  • B Dança Moderna
  • C Dança Contemporânea
  • D Performance Art
  • E Dança de rua
Você hoje está mais vivo para mim que todas as pessoas que me compreendem, até um certo ponto. Sabe por quê? Veja só se tenho razão ou não. Você já sabe do grupo neo-concreto, você já sabe que eu continuo o seu problema, que é penoso (você era homem, Mondrian, lembra-se?).
Este excerto de texto em forma de carta, homenagem ao artista Piet Mondrian, foi escrito por
  • A Candido Portinari.
  • B Lasar Segall.
  • C Lygia Clark.
  • D Pedro Américo.
  • E Oswald De Andrade.

Em um de seus projetos arquitetônicos mais importantes, o restauro e adaptação do Solar do Unhão, em Salvador, na década de 1960, Lina Bo Bardi desenha uma escada que representa bem o posicionamento da arquiteta em relação a restauro. Sua forma helicoidal − que remete à forma de hélice −, o uso da madeira, o sistema de encaixes copiado dos carros de boi materializam uma posição que

  • A procura coadunar elementos industriais com adornos do barroco europeu.
  • B quer agradar o poder vigente custe o que custar em termos de desenho.
  • C evita hierarquizar parte histórica e parte moderna do projeto.
  • D pretende anular conflitos entre passado escravista e presente liberal.
  • E busca a união entre tipologias do nordeste e do sudeste do país.

[...] e aí vindo de pequena, mãinha cantava, ele [pai] tocando, e eu fui vendo e aprendendo, essas músicas mesmo que eu acabei de cantar foi de pequena [que aprendi] no samba de roda. (Kelly Cristina S. dos Santos, Ilha do Paty)
O relato acima apresenta um processo de aprendizagem do samba de roda do Recôncavo Baiano. Tal aprendizagem ocorre a partir dos procedimentos de

  • A notação e pesquisa.
  • B relação professor/aluno.
  • C avaliação formativa e qualitativa.
  • D observação e imitação.
  • E fruição e teorização.