Questões de História Geral (História)

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A Revolução Industrial sintetiza o conjunto de transformações vivenciadas pela economia inglesa entre 1780 e 1840. O caráter revolucionário da transformação econômica inglesa na 1ª Revolução Industrial consistiu nas profundas alterações sofridas nos meios de produção, incluindo a adoção de novas técnicas, novas fontes de energia e aumento da produtividade.
Em relação à Revolução Industrial, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A 1ª Revolução Industrial promoveu uma alteração nas relações de produção e de trabalho, com o aparecimento de uma classe operária urbana, um sistema fabril baseado no fordismo e a dependência de novas fontes de energia como o carvão e o petróleo.
  • B A Grã-Bretanha possuía as condições adequadas para fazer a revolução industrial com uma agricultura já dirigida para o mercado, um comércio externo bem estabelecido e uma disponibilidade para o lucro presente no imaginário dos homens de negócios e dos governantes.
  • C Além da emergência das máquinas e da mecanização, a 1ª Revolução Industrial se desdobrou em profundas alterações sociais nas classes trabalhadoras, construindo novos hábitos entre os trabalhadores.
  • D O caráter revolucionário da transformação econômica inglesa reside nas alterações sofridas nos meios de produção, na adoção de novas técnicas, nas novas fontes de energia e no aumento da produtividade no setor têxtil.

Podemos dividir a Segunda Guerra Mundial em três fases: a primeira, que vai de 1º de setembro de 1939 a 22 de junho de 1941; a segunda, de 22 de junho de 1941 a 3 de setembro de 1943, e a terceira, que se estendeu de 3 de setembro de 1943 a 2 de setembro de 1945.
(Luiz Koshiba, História: origens, estruturas e processos: ensino médio. Texto adaptado)
A segunda fase da Segunda Guerra começou com

  • A a invasão da Normandia pela Força Aérea Britânica, que obrigou a Alemanha a assinar um tratado de não agressão com a URSS e romper a aliança com o Japão.
  • B a invasão da Manchúria pelo Japão, com o objetivo de se aproximar das fronteiras soviéticas, e a formação da aliança bélica entre a França e a Bulgária.
  • C a forte resistência das forças bélicas francesas contra os ataques da aviação alemã, situação que fez com que os nazistas pedissem um cessar-fogo.
  • D o ataque alemão à URSS e, ainda em 1941, o ataque japonês à base naval de Pearl Harbor, o que provocou a entrada dos Estados Unidos na guerra.
  • E a queda do governo de Mussolini e a saída da Itália da guerra, o que provocou, em 1942, a declaração de guerra da Alemanha contra a França e a Grã-Bretanha.

Sobre as correntes filosóficas e formas de organização social apresentadas na historiografia mundial, correlacione a COLUNA I com a COLUNA II.

COLUNA I
1. MARXISMO.
2. FEUDALISMO.
3. ANARQUISMO.
4. SOCIAL-DEMOCRACIA.
COLUNA II
( ) Surgido na Alemanha defendia que o socialismo fosse alcançado de forma gradual (sem revolução) por meio de sucessivas reformas no sistema capitalista. 
( ) Propunha não só o fim das desigualdades e da opressão, mas também a eliminação de todas as estruturas de poder, inclusive do Estado.
( ) Uma das principais correntes Socialista, defendia a criação de uma sociedade sem desigualdade ou exploração.

( ) Forma de organização social e econômica, baseada em grade propriedades com mão de obra servil.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

  • A 3 4 2 1.
  • B 4 3 1 2.
  • C 2 1 4 3.
  • D 1 2 3 4.

Há 30 anos, o mundo debatia quais seriam as implicações geopolíticas diante da iminente ascensão da China e de alguns Estados na Ásia, como a Índia. De lá para cá, é inegável que a força da economia asiática provocou profundas mudanças na organização política internacional, sobretudo nos organismos de discussão multilateral. Especialistas apontam que a África será o próximo grande agente de transformação na reorganização da política internacional. Com a consolidação dos jovens Estados da África, após duras guerras que se arrastaram pelos anos 1970 e 1980 para se libertar do colonialismo europeu, a União Africana (UA) começa a ganhar força dentro dos organismos de discussão multilateral. Provas de que esse movimento está crescendo estampam capas de jornais e ganham destaque no noticiário.


(Disponível em: https://sputniknewsbrasil.com.br/20221125/panafricanismo-o-que-esta-em-jogo-no-novo-despertar-africano26123730.html.)


Um dos maiores desafios do movimento pan-africano é garantir o fortalecimento da África no século XXI, em meio à pobreza, guerras, doenças e corrupção. Esse movimento pan-africano 

  • A é um conceito novo e se trata basicamente da implementação do desenvolvimento da África, visando a construção de um continente contemporâneo longe do tradicional estilo cultural africano.
  • B foi fundado em uma base coletivista, na época em que a então URSS ditava as normas culturais dos países recém- -libertados do Imperialismo e é fruto de uma geração de intelectuais.
  • C traz em sua formação e concepção a ancestralidade africana presente em praticamente todas as nações do mundo e luta para resgatá-la, de maneira integral, incorruptível e pura, sem qualquer influência de outras culturas.
  • D evidencia a criação da Unidade Africana nos moldes da União Europeia serviu para lançar as primeiras bases do Africanismo, moldado pelo financiamento e fundamentação ideológica dos africanos sediados na Europa.
  • E não é um movimento novo; é preciso destacar tal fator. Ele começa no século XIX e ganha força nos processos de independência africana, sendo que com o passar do tempo e, principalmente, na atualidade, ganha novos matizes.

Sobre a utilização de fotografias, no ensino de História, analise os itens e responda:


I - A reconstituição por meio da fotografia se esgota na competente análise iconográfica.

II - A reconstituição de um tema determinado do passado, por meio da fotografia ou de um conjunto de fotografias, requer uma sucessão de construções imaginadas.

III - Para a reconstituição histórica que extrapole os elementos plásticos da imagem fotográfica é necessário, portanto, o uso do texto, da pesquisa de fontes documentais, incluindo relatos orais obtidos por meio de entrevistas, informações que permitem reconstituições históricas mais amplas.

IV - Imagens fotográficas de outras épocas não são relevantes para a reconstituição histórica dos cenários, das memórias de vida (individuais e coletivas) e de fatos do passado. 

  • A Apenas I e II estão corretas.
  • B Apenas II e III estão corretas.
  • C III e IV estão corretas.
  • D Apenas IV está correta.
  • E I, II, III e IV estão corretas