Questões de Identidade Organizacional (Comunicação Social)

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Identifique nos parênteses as afirmativas relativas à Imagem Corporativa ou à Reputação Corporativa, utilizando as siglas (IC) ou (RC), respectivamente:
( ) Tem caráter estrutural e efeitos duradouros ( ) Constrói-se fora da organização                   ( ) Resulta basicamente da comunicação         ( ) Tem comportamento reconhecido                ( ) É verificável empiricamente                         ( ) É difícil de objetivar                                     ( ) Gera valor associado à resposta                
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A IC-IC-RC-IC-RC-RC-IC
  • B IC-RC-RC-IC RC-IC-RC
  • C RC-IC-IC-RC-RC-IC-RC
  • D RC-IC-RC-IC-IC-RC-IC
  • E RC-RC-IC-IC-RC-IC-IC

O conjunto de características próprias e exclusivas de uma organização (razão social, nome fantasia, logotipo, data de fundação, ramo de atuação etc.), incluídas sua história, suas crenças e sua filosofia, é a

  • A imagem organizacional.
  • B comunicação integrada.
  • C ferramentas de comunicação.
  • D gestão de imagem.
  • E identidade organizacional.
A comunicação organizacional pode ser entendida sob o ponto de vista de diversas teorias da comunicação, como a teoria da “agulha hipodérmica” e “da bala mágica”. Ela também pode usar alguns modelos em sua atividade prática, como o “modelo mecanicista”. Assinale a alternativa que melhor descreve esse modelo.
  • A Considera e avalia a comunicação organizacional sob a ótica funcionalista, preocupando-se com as estruturas formais e informais e com as práticas em função dos resultados
  • B Considera o clima, o ambiente organizacional e os indivíduos que fazem parte do sistema organizacional, avaliando o processo comunicacional de maneira individual
  • C Considera todos os fenômenos intrínsecos e extrínsecos de um agrupamento de pessoas que trabalham coletivamente para atingir metas específicas
  • D Utiliza apenas os meios tradicionais de comunicação para estabelecer o contato com a organização, com pautas bem definidas para evitar possíveis ruídos

O planejamento, além de ter características, também deve adotar uma filosofia que possa servir como guia e ajude no seu processo. Daí, a importância de conhecer bem o seu ambiente atual e suas necessidades para corresponder aos objetivos. Sobre os tipos de filosofia e suas definições, analise as afirmativas a seguir.


I. Na filosofia da satisfação, adota-se uma atitude mais conservadora, que arrisca menos para atingir os objetivos.

II. Na filosofia da otimização predomina o uso de modelos matemáticos e estatísticos no processo do planejamento e há a preocupação com o equilíbrio entre os custos e os benefícios.

III. Na filosofia de adaptação predomina a busca pela inovação, e há uma preocupação com as incertezas e as mudanças sistêmicas e ambientais.

IV. Na filosofia de satisfação, preocupa-se mais com o planejamento dos recursos financeiros, com a tendência de planejar e enfrentar o futuro com base no passado.


Estão corretas as afirmativas:

  • A I, II e III apenas
  • B I e II apenas
  • C I, III e IV apenas
  • D I, II, III e IV

O posicionamento de marca mais forte é construído ao redor de crenças e valores simbólicos do consumidor.

Kotler, P.; ARMSTRONG, G. Administração de marketing. São Paulo: Pearson, 2015.

Tendo em vista a afirmação dos autores, no momento da criação das marcas, as organizações precisam tomar decisões acerca dos seguintes aspectos:


  • A ícones, personagem e investimento
  • B nome, patrocínio e desenvolvimento
  • C diferencial de mercado, estilo e gimmick
  • D composto de preço, logística e estratégia