Questões de Identidade Visual em Design Gráfico (Design Gráfico)

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O glossário de termos de termos e verbetes da ADG (2000) apresenta o conceito de identidade visual da seguinte forma:

Identidade visual. Design. Conjunto sistematizado de elementos gráficos que identificam visualmente uma empresa, uma instituição, um produto ou um evento, personalizando-os, tais como um logotipo, um símbolo gráfico, uma tipografia, um conjunto de cores.

ASSOCIAÇÃO, DOS DESIGNERS GRÁFICOS. ABC da ADG: Glossário de termos e verbetes utilizados em Design Gráfico. São Paulo, 2000. p. 59.


Sobre a construção de identidade visual no design gráfico, é CORRETO afirmar:

  • A A construção de manuais de identidade visual tem como maior objetivo estabelecer a distinção conceitual que existe entre marca e o símbolo gráfico, que são elementos equivocadamente relacionados pela população geral.
  • B A identidade visual restringe-se à marca, pois é como esta será identificada pela sociedade.
  • C Códigos cromáticos, família de assinaturas e definições tipográficas são documentos de interesse de designers, apenas, não devendo constar em manuais de identidade visual.
  • D Uma marca envolve atributos tangíveis e intangíveis, simbolizados por um sinal gráfico (a marca gráfica).

Leia o trecho a seguir, extraído do livro “Marcas: Design estratégico”, de Cecilia Consolo:

As marcas tornaram-se catalizadores de comportamentos e fazem parte da vida e da história das pessoas, como também compõem o imaginário e a história de seus países. Atualmente, a cultura e poder de determinadas nações se misturam à imagem que suas marcas alcançam no cenário econômico internacional. Algumas marcas de corporações multinacionais chegam a ter mais força que seus próprios governos em seus países e extrapolam o vínculo puramente comercial nos países onde instala suas sedes.

CONSOLO, Cecilia. Marcas: design estratégico. Do símbolo à gestão da identidade corporativa. São Paulo: Blucher, 2014. p. 33.


Sobre o conceito ao qual o trecho acima faz referência, é CORRETO afirmar: 

  • A A força de ações de branding é tamanha que as marcas mais famosas não precisam desenvolver produtos de qualidade para serem valorizadas. Nesse sentido, o branding representa uma quebra paradigmática de tamanha proporção em que a imagem vale mais do que o que ela representa.
  • B Devemos ter muito cuidado com a escolha dos signos que usamos para representar marcas e fazer associações culturais. Dada a impossibilidade cognitiva de se ressignificar signos, as sociedades constroem interpretações rígidas e imutáveis acerca das marcas.
  • C O processo de criação de identidade de uma marca é algo que deve acontecer quando na sua criação, visto que é um processo rápido e imutável. No momento que a marca se torna pública, não é mais possível fazer alterações relacionadas à mensagem que se pretende passar com aquela escolha.
  • D Parte das estratégias de branding deve se dedicar à criação e consolidação de um símbolo, que deve ser eficiente o bastante para fluir em todos os canais e meios e seu design deve ser adequado, para poder segurar toda a carga de significados atribuída sobre ele.

Podemos perceber, só pela compilação e pelos cartazes acima, que existe um "lugar comum" que nos aproxima de certos tipos/estilos de filmes. O design e o domínio da semiótica nos permitem "enxergar coisas que o senso comum não percebe". Segundo o Blog do Cinéfilo e Designer francês Christophe Courtois, somente 15% do público percebe que os cartazes têm um modus operandi de criação.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Com base nos cartazes e no texto, é CORRETO afirmar que todos os cartazes apresentam

  • A diferenças entre si; o uso de cores como o branco cria um alto contraste com os personagens.
  • B iferenças entre si; porém, as mulheres retratadas estão sempre em desvantagem.
  • C semelhanças entre si; a dualidade dos protagonistas (e o seu fatal falso antagonismo) é a tônica dos filmes retratados.
  • D semelhanças entre si; os personagens parecem participar de um duelo, mas isso não fica claro em todos os posters.

Quando falamos em “Branding”, é fácil remetermos à apresentação do termo feita por Cameira (2020), que o descreve como sendo um conjunto de ações executado por empresas que acabam por compor um sistema de gerenciamento de suas marcas e como estas são percebidas, orientado pela significância e pela influência que as marcas podem ter nas vidas das pessoas, objetivando a geração de valor para os seus públicos de interesse.

CAMEIRA, Sandra Ribeiro. Branding + design: a estratégia na criação de identidades de marca. São Paulo: Editora Senac, 2020


Sobre Branding, é CORRETO afirmar:

  • A A desmaterialização do consumo se relaciona com a ascensão do branding. Nesse sentido, o design em si é um acessório de menor ou quase nula relevância e a questão visual que antes materializava a marca, atribuindo-lhe identidade, agora é nula. O que importa é o desejo de consumir, apenas.
  • B Branding é algo que não aconteceu de repente, como uma grande invenção. É, pois, uma mudança paradigmática em que deixa o design de lado e o foco passa a ser exclusivamente as ações de marketing voltadas para o consumo.
  • C Branding engloba a continuidade dos tradicionais programas de identidade corporativa, associado ao marketing e ao design.
  • D Branding, por envolver ações que vão além das definições visuais de design deve ser algo trabalhado por outro profissional, não o designer.
“Princípio básico que ajuda a unificar as partes diferentes do design; muito empregado na construção de uma identidade visual. Os elementos de uma marca, a tipografia e as cores devem ser utilizados em todo o material de comunicação de uma empresa para fixar a marca e se tornar de fácil percepção e reconhecimento por parte dos receptores.” As informações se referem ao seguinte princípio:
  • A Contraste.
  • B Repetição.
  • C Proximidade.
  • D Alinhamento.