Questões de Iluminação (Áudio e Vídeo)

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“Desenhar com a luz” é o principal recurso da fotografia e, consequentemente, das produções audiovisuais. Um profissional de audiovisual deve conhecer os tipos de iluminação, que são sua matéria-prima de trabalho. Dessa forma, pode-se compor formas, cores, volumes e outros aspectos de produção de sentido para o espectador. Por fim, a luz pode modificar o tema, o clima e o sentido da imagem. Enquanto a Terra se desloca, o sol varia a sua posição, alternando de cor entre branco, amarelo, laranja e até mesmo vermelho. Essa alteração de cores é resultado de uma dispersão de radiação de luz: a luz azul tende a se dispersar mais do que a vermelha, daí a luz avermelhada quando o sol está inclinado em relação à Terra. Nas câmeras digitais, é possível ajustar o balanço de branco (white balance) para corrigir as cores, tendo como padrão a luz de 5.500 K. Em dias nublados, por exemplo, as cores tendem a ficar mais azuladas do que em dias sem nuvens. Com os aplicativos atuais, é possível planejar com exatidão o horário para fotografar ou capturar vídeos. Isso auxilia o trabalho com paisagens, arquitetura e fotografia aérea, entre outras que utilizam a luz natural. Existe uma variação da luz natural que se chama luz crepuscular. Considerando o exposto, assinale a afirmativa correta.
  • A A iluminação inclinada é mais suave e difusa.
  • B Proporciona sombras mais extensas devido à inclinação solar.
  • C As sombras estão projetadas de forma a achatar as imagens, ou seja, produzindo menos volume.
  • D Deve ser feita considerando-se baixas velocidades do obturador; daí a importância do uso de um tripé.
  • E Não é recomendado fotografar pessoas nessa luz, pois ela gera sombras fortes no nariz e no pescoço.

Sobre a luz suave, assinale a afirmativa correta.

  • A Produz sombras densas e definidas, ressaltando volumes.
  • B Pode ser utilizada apenas em situação de luz controlada, sobretudo em estúdios fotográficos.
  • C É produzida com fontes de iluminação pequenas, na proporção com o tamanho do objeto fotografado.
  • D A distância entre a fonte de luz e a pessoa fotografada não interfere na obtenção de uma luz suave.
  • E O softbox é um acessório difusor, indicado para obtenção de luz suave.

Considere o trecho a seguir sobre iluminação e sincronismo.

Para utilização de _________________, é necessário sincronizar a __________________ na câmera com o dispositivo de emissão de luz. A sincronização correta é fundamental para a luz atingir o ________________ da câmera fotográfica digital. Para a sincronização, podem ser utilizados _______________ de sincronismo ou disparadores sem fio, entre outros métodos.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A luz de flash – sensibilidade do sensor – sensor – filtros
  • B luz contínua – abertura de diafragma – obturador – refletores
  • C luz contínua – velocidade de exposição – espelho – cabos
  • D luz de flash – velocidade de exposição – sensor – cabos
  • E luz de flash – abertura de diafragma – obturador – refletores

Enquanto, na câmera analógica, o plano focal é dado pelo ponto em que se localiza o filme, na câmera digital, o plano focal é

  • A dado pelo LCD (liquid crystal display), que converte a luz em pixels e depois em um arquivo digital que pode ser transferido para outros dispositivos.
  • B ocupado pelo sensor de luz, dispositivo cujadimensão é igual à do negativo 35mm e que,portanto, produz imagem de qualidade similar.
  • C o ponto de convergência dos raios luminosos que entram pela lente.
  • D definido pelo pixel, que desempenha na fotografia digital o mesmo papel que o diafragma na fotografia analógica.
  • E dado pelo CCD (charge-couple device) ou pelo CMOS (complementary metal-oxide semiconductor), responsáveis por converter níveis diferentes de luz em sinais elétricos.

A qualidade da luz pode ser descrita em termos do tipo de sombra projetada pelos objetos por ela iluminados. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa correta.

  • A A luz dura utilizada diretamente projeta sombras com contornos nítidos e pode ser obtida em estúdio com uma fonte relativamente pequena em comparação ao tema fotografado.
  • B A luz difusa projeta sombra com contornos suaves, como nos dias de sol intenso e céu sem nuvens. No estúdio, pode ser obtida com o uso de um material difusor em conjunto com uma lâmpada ou flash.
  • C Uma fonte de luz suave pode gerar luz dura se ela for parcialmente bloqueada; já uma fonte de luz dura nunca pode gerar luz suave.
  • D Um objeto iluminado a partir de uma fonte de luz compacta e distante vai produzir sombras com baixo contraste de iluminação.
  • E A melhor forma de se obter uma iluminação uniforme é utilizar uma fonte de luz única e bem próxima do tema.