Questões de Imagens e Fotografia (Design Gráfico)

Limpar Busca
Design significa projetar. Em poucas palavras, um projeto de design é desenvolvido organizando informações de acordo com um objetivo. Textos, símbolos, formas e imagens se complementam para transmitir uma informação de forma clara e objetiva. As imagens funcionam em um layout dando suporte visual a uma informação. Quando se desenvolve um projeto, é necessário se atentar ao formato de imagem que está sendo utilizado. Cada formato de imagem possui suas especificidades e eles têm maior ou menor desempenho gráfico, dependendo da mídia em que irão aparecer. “Formato de imagem que possui apenas 256 cores, suporta somente 8 bits por pixel; suas imagens possuem codificação e compressão pela especificação LZW, em que não há perda de informação; por esse motivo, a imagem pode ser salva diversas vezes sem que haja nenhuma perda de qualidade.” As informações se referem a:
  • A GIF.
  • B JPEG.
  • C PDF.
  • D TIFF.
  • E PCX.
O Illustrator traz um recurso que permite converter imagens bitmaps (JPEG, PNG, PSD etc.) em vetores. Empregado esse recurso, é possível basear um novo desenho em uma parte de um trabalho artístico existente, ou seja, é possível converter a imagem de um desenho à mão no papel em uma arte digital vetorizada. Este recurso se refere a:
  • A Pathfinder. 
  • B Rasterização.
  • C Máscara de recorte.
  • D Traçado da imagem.
  • E Transformação livre.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Força, impacto e dinamismo. Esses são os pilares da nova logomarca do SporTV. Em meio a comemorações de seu aniversário de 30 anos, o SporTV lança um olhar para o futuro e apresenta a sua nova cara: mais vibrante, mais espontânea e mais humana, acompanhando também a própria experiência de consumo do conteúdo esportivo.  

"A gente está aproveitando a data para lançar um novo posicionamento de marca. O canal está assumindo novos atributos com destaque para força, impacto e dinamismo. Mexer em uma logomarca com mais de 30 anos é um processo delicado, mas achamos que era hora de mudar" - disse o diretor de criação do departamento de marca da Globo, Ricardo Moyano.

Moyano ressaltou também que a nova logomarca valoriza o "S" de SporTV, que será utilizado em alguns momentos, principalmente em espaços reduzidos.
Fonte: Globo Esporte - https://ge.globo.com/sportv/noticia/sportv-reposiciona-marca-e-produto-no-seu-aniversario-de-30-anos.ghtml

Com base nesse contexto, sobre o método criativo, é CORRETO afirmar:
  • A Essa técnica, conhecida como minimalista, tende a criar logos que possam ter a sua versão mínima e manter o padrão. Caso do novo "S" do SporTV.
  • B Essa técnica, conhecida como reborn, tende a buscar torcedores mais jovens.
  • C Essa técnica, conhecida como rebrand, tende a enaltecer o amadurecimento da marca, mas sem abandonar sua história
  • D Essa técnica, conhecida como rebrand, tende a olhar diretamente para o futuro, num claro reposicionamento de uma marca que valoriza apenas os novos conceitos que o canal prega.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Na concepção do cartaz acima, podemos dizer que:

I. Ele pode ter sido feito no Illustrator, e podemos observar várias as distorções de envelope. II. Ele, com certeza, foi feito segundo uma tendência Psicodélica, base de vários cartazes do mesmo período musical. Porém, a peça foi produzida digitalmente, o que dá um olhar contemporâneo ao estilo. III. Por ser todo em All Type, acaba deixando uma mensagem bem interessante ao compor o rosto do James Brown com as letras das suas músicas.

É CORRETO o que se afirma em:
  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e III.

Renderizar uma animação tridimensional costuma ser um processo lento, complexo e demorado. Empresas como a Pixar podem levar até dois dias para renderizar um único frame de um filme.
Se fosse necessário otimizar um render 3D para que ele ficasse pronto mais rápido, qual opção NÃO deveria ser usada?

  • A Refração da luz.
  • B Motion blur.
  • C Profundidade de campo.
  • D Codec.
  • E Taxa de amostragem.