Questões de Inclusão e Exclusão - diversidade, desigualdade e diferença (Pedagogia)

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Em relação aos princípios da Educação Inclusiva, assinalar a alternativa INCORRETA:

  • A Toda pessoa tem o direito de acesso à educação.
  • B O processo de aprendizagem de cada pessoa é plural.
  • C Toda pessoa aprende.
  • D A educação inclusiva diz respeito a todos.

Em relação à oferta do atendimento educacional especializado, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
O acesso à educação tem início na Educação Infantil, na qual se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento global do aluno. Do nascimento aos três anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de _________________, que objetivam otimizar o processo de desenvolvimento e de aprendizagem em interface com os serviços de saúde e de assistência social.

  • A escolarização
  • B atendimento clínico
  • C estimulação precoce
  • D filantropia
A inclusão exige que haja realmente a promoção do desenvolvimento destes alunos, em todos os sentidos, e que suas diferenças e peculiaridades sejam (re)conhecidas e respeitadas. Para que tudo isto não se transforme em mero discurso e plataforma política do ambiente escolar, são necessárias reorganizações efetivas no sistema educacional. Em outros termos, estas reorganizações do sistema educacional envolvem determinadas ações concretas. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Reformulações na escola, por exemplo, questões relacionadas à acessibilidade e recursos específicos.
( ) Reformulações nas práticas dos profissionais de educação, tal como formação, aperfeiçoamento e valorização do professor.
( ) Reformulações nas dimensões do sistema de ensino, ou seja, nas suas dimensões física, funcional e social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A V - V - F
  • B V - F - V
  • C F - F - V
  • D V - V - V
A inclusão requer mudanças nas escolas, a implantação de estratégias que desenvolva os saberes e respeitem as individualidades de cada sujeito. Para criar uma cultura inclusiva repensar a organização do espaço escolar é o passo inicial, partir de uma articulação entre a equipe para prover novas tentativas que proporcione uma efetiva aprendizagem. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo.
I. A identificação de alunos que necessitam de apoio e orientação imediata para o desenvolvimento de novas aptidões, desafia organizar novas experiências educacionais, e o ensino colaborativo vem como uma proposta inovadora que fornece esse apoio ao professor da sala regular por meio de um trabalho em conjunto.
II. O ensino colaborativo foca nas possibilidades dos alunos pensando no todo, buscam ações que favoreçam a diversidade da turma, a partir do reconhecimento de suas características flexibilizam as atividades para o engajamento de toda turma.
III. Pensar em colaboração em um contexto amplo é ver no outro um apoio para o desenvolvimento de caminhos que favoreçam as aprendizagens e tornem o processo educacional o mais prazeroso possível.
IV. Compartilhar informações entre os dois professores sem julgamento, compreendendo que o objetivo é complementar os saberes para construção do projeto de colaboração, essa relação de trocas possibilita o enriquecimento de estratégias e a aplicação de forma adequada a turma.
Estão corretas as afirmativas: 
  • A I, II, III e IV
  • B II e IV apenas
  • C I, II e IV apenas
  • D I e II apenas

Os dois vocábulos integração e inclusão, conquanto tenham significados semelhantes, são empregados para expressar situações de inserção diferentes e se fundamentam em posicionamentos teórico-metodológicos divergentes. Em relação à inclusão, analisar a sentença abaixo: 
A inclusão é uma inovação que implica um esforço de modernização e de reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas ao assumirem que as dificuldades de alguns alunos não são apenas deles, mas resultam, em grande parte, do modo como o ensino é ministrado e de como a aprendizagem é concebida e avaliada (1ª parte). A inclusão é uma linha de ensino, que implica uma mudança de perspectiva educacional e compete organizar o processo de aquisição de habilidades oferecendo atividades que priorizem a eficiência e a produtividade dos alunos com transtornos de aprendizagem, para que obtenham sucesso na corrente educativa geral (2ª parte).
A sentença está:

  • A Totalmente correta.
  • B Correta somente em sua 1ª parte.
  • C Correta somente em sua 2ª parte.
  • D Totalmente incorreta