Questões de Indicadores de desempenho (Modelagem de Processos de Negócio (BPM))

Limpar Busca

Indicadores são formas de representação quantificável de características de produtos e processos, utilizados para acompanhar e melhorar os resultados ao longo do tempo. Indicadores de Produtividade medem:

  • A a capacidade de resposta de um processo por meio da relação entre as saídas produzidas por unidade de tempo.
  • B o quanto a organização se encontra na direção da consecução de sua visão.
  • C a proporção de recursos consumidos com relação às saídas dos processos.
  • D a medida de satisfação dos clientes em relação às características do produto/serviço.
  • E as consequências dos produtos/serviços.

Considere as seguintes descrições de indicadores de desempenho.
I Indicadores de desempenho estão sempre aprumados com objetivos e estratégias corporativas. II Todo indicador de desempenho pertence a um indivíduo ou grupo da área de negócio que é responsável pelo seu resultado. III Indicadores de desempenho medem valores de negócio e performance desejada.
No que se refere aos indicadores de desempenho utilizados no gerenciamento de processos de negócio, as descrições apresentadas anteriormente correspondem, respectivamente, às características

  • A relevante, acionável e alinhamento.
  • B alinhamento, prestação de contas e previsibilidade.
  • C previsibilidade, acionável e orientada a contexto.
  • D equilibrada e conectada, prestação de contas e relevante.
  • E orientada a contexto, acionável e previsibilidade.

Acerca da gestão de processos, julgue o item. 


De acordo com as definições de qualidade, possui qualidade o produto que satisfaz o cliente.  

  • Certo
  • Errado

Sobre a perspectiva do processo que utiliza Painéis de Monitoramento como ferramenta, assinale a alternativa correta.

  • A Análise de Processos
  • B Gerenciamento do Desempenho de Processos
  • C Desenho de Processos
  • D Modelagem de Processos

Os indicadores de desempenho são métricas que quantificam a performance de processos da empresa, de acordo com seus objetivos organizacionais. Ou seja, medir o desempenho significa:

  • A estabelecer valores subjetivos de crescimento.
  • B avaliar os números de séries históricas de 10 anos atrás, apenas.
  • C proporcionar um aumento de carga horária na empresa.
  • D comparar os resultados obtidos com os planejados.
  • E inserir dados sobre competências funcionais, apenas.