Questões de Indicadores de RH (Gestão de Pessoas)

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A transformação dos órgãos públicos para a configuração de um modelo pautado por resultados pressupõe a ruptura com alguns dos padrões gerenciais vigentes e o profundo repensar de outros. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

A adoção de uma política na gestão de pessoas requer alocação de funcionários compatível com os perfis e quantitativos necessários à organização.

  • Certo
  • Errado

A respeito de aspectos da gestão de pessoas, julgue o item seguinte.


Para favorecer o alcance de resultados em um sistema organizacional, é necessário que o conjunto de recursos organizacionais, o capital humano e o capital social sejam capazes de satisfazer as demandas habituais e as expectativas das pessoas.

  • Certo
  • Errado

A moderna gestão de pessoas consiste numa série de atividades integradas que consistem em: agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. A seguir temos fatores essenciais a serem considerados na gestão de pessoas. São eles:

  • A motivação e reconhecimento.
  • B controle e repreensão.
  • C causa e efeito.
  • D divisão e provocação.
  • E meritocracia e nepotismo.
O capital intelectual é produzido por meio das competências dos profissionais, as quais podem estar desenvolvidas ou não no seu ingresso e/ou permanência na organização. Em relação ao capital intelectual, assinale a alternativa incorreta.
  • A O capital intelectual pode ser definido como o patrimônio individual ou coletivo de conhecimento
  • B O principal e mais valorizado recurso da organização é definido pelo capital intelectual
  • C Uma das características do capital intelectual é que ele possui capacidade para gerar valor sustentável
  • D O capital intelectual pode ser considerado como ativo intangível em uma organização
  • E O valor concebido ou agregado pelos colaboradores em relação ao seu trabalho na organização também é uma característica do capital intelectual

Quanto a desempenho profissional, julgue o item a seguir.


A gestão de desempenho faz parte de um processo maior de gestão organizacional, à medida que, por intermédio de técnicas de planejamento, acompanhamento e avaliação sistemáticos aplicados nos diversos níveis de organização, permite rever estratégias, objetivos, processos de trabalho e políticas de recursos humanos, entre outros, não cabendo a ela nenhum tipo de correção de desvios organizacionais.
  • Certo
  • Errado